A Comissão de Comércio Justo da Coreia do Sul impôs uma multa de US$ 10,5 milhões (KRW 15,1 bilhões) à Kakao Mobility, a unidade de transporte sob demanda da gigante tecnológica Kakao. A penalidade reflete uma redução significativa em relação à multa inicial de US$ 50,3 milhões (KRW 72,4 bilhões), que havia sido calculada com base em estimativas inflacionadas dos lucros operacionais da empresa. Esta decisão destaca não apenas a influência predominante da Kakao Mobility no setor de táxis, mas também as preocupações regulatórias que surgem em um mercado em que a competição é cada vez mais intensiva.

A Kakao Mobility opera por meio de seu aplicativo Kakao T, que oferece serviços de transporte sob demanda e serviços de táxi por meio da marca “Kakao T Blue”. O aplicativo permite o uso de serviços de táxi franqueados, entre os quais se destacam players como Uber e TADA, que conseguem acesso à plataforma da Kakao, pois a prestação de serviços de táxi é regulamentada pela Lei de Serviço de Transporte de Passageiros da Coreia do Sul. Com uma participação de mercado de 96% em 2022, segundo a Comissão de Comércio Justo da Coreia (KFTC), a Kakao Mobility continua a ser a grande dominadora do setor, com 13,2 milhões de usuários ativos mensais. A posição consolidada da empresa torna-se ainda mais relevante quando contrastada com seus concorrentes, Uber, TADA e I’M, que possuem 700.000, 6.400 e 5.800 usuários ativos mensais, respectivamente, conforme reportagens da mídia local.

Um aspecto preocupante da operação da Kakao Mobility foi a constatação de que a empresa impôs barreiras a competidores de táxi franqueados, como Banban, Macaron Taxi, TADA e Uber Taxi, exigindo o pagamento de uma taxa para que seus motoristas tivessem acesso ao aplicativo Kakao T, ou a assinatura de contratos que permitissem à Kakao Mobility coletar dados operacionais abrangendo informações sensíveis, como detalhes dos motoristas. A recusa em aderir a essas exigências resultava na exclusão dos motoristas franqueados de acessar seu sistema. Uber e TADA, que não mantinham parcerias com a Kakao Mobility, foram afetadas por essa política, enquanto empresas como Banban e Macaron Taxi conseguiram firmar acordos que ajudaram a Kakao a expandir sua participação de mercado de 51% em 2020 para 79% em 2022.

Em um comunicado enviado por e-mail, J Choi, porta-voz da Kakao Mobility, defendeu as práticas da empresa, alegando que o bloqueio de taxis franqueados de acessar os chamados no aplicativo Kakao T foi uma medida destinada a minimizar a duplicação de chamadas entre plataformas e a aprimorar a conveniência do usuário. A Kakao Mobility se comprometeu a apoiar as iniciativas governamentais que promovem a concorrência justa no setor, ao mesmo tempo em que busca um litígio administrativo para demonstrar que não houve violações legais.

Além dos problemas com a KFTC, a Kakao Mobility também enfrentou uma multa de US$ 2,47 milhões (KRW 3,4 bilhões) em novembro, imposta pela Comissão de Serviços Financeiros, por suspeitas de fraudes contábeis, enviando o caso para investigação pelo promotor. A empresa também parece estar enfrentando um desafio com sua nova plataforma de inteligência artificial baseada em chat, chamada Kanana, que, segundo a mídia local, está recebendo uma resposta medíocre do mercado devido à alocação limitada de dados, mesmo com um anúncio de melhora nos lucros operacionais no terceiro trimestre de 2023.

Por outro lado, a situação da Kakao Mobility não se limita a questões de mercado e financeiras. Em notícias relacionadas, o presidente e fundador da Kakao, Brian Kim, recebeu liberdade sob fiança após 100 dias de prisão por alegado envolvimento em manipulação de ações. Este contexto sugere que a empresa enfrenta desafios multifacetados em um ambiente regulatório crítico, que pode moldar o futuro do transporte sob demanda na Coreia do Sul.

Contudo, a questão central permanece: como os desenvolvimentos atuais irão influenciar a competitividade no mercado de transporte sob demanda e o que as autoridades regulatórias buscarão fazer a respeito? À medida que a concorrência se intensifica e o cenário de negócios na Coreia do Sul evolui, cada movimento da Kakao Mobility será monitorado de perto não apenas por seus concorrentes, mas também pelos consumidores que dependem desta plataforma para sua mobilidade diária.

Leia mais sobre o tema na Korea Herald
Kakao Mobility

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