O Festival de Cinema de Berlim anunciou os primeiros doze títulos que farão parte da programação Panorama de 2025, a principal vitrine do festival, e conta com alguns nomes bastante conhecidos no cenário cinematográfico.
O Berlinale traz de volta o cineasta Ira Sachs, que apresentará seu mais recente trabalho intitulado Peter Hujar’s Day, estrelado por Ben Whishaw e Rebecca Hall. O filme é baseado em uma conversa realizada em 1974 entre o fotógrafo Hujar e sua amiga Linda Rosenkrantz, proporcionando uma visão intrigante sobre a cena artística nova-iorquina da época. Outro nome em destaque é o canadense Denis Côté, que retorna ao Panorama com seu documentário Paul, que explora a vida de um trabalhador que utiliza seu emprego de limpeza de residências e compartilha suas rotinas nas redes sociais como uma forma de enfrentar a depressão e a ansiedade social.
Outros títulos anunciados para o Panorama incluem o longa dinamarquês de terror de Emilie Blichfeldt, Den stygge stesøsteren (A Feia Madrasta), que é uma fábula sombria com estreia programada para Sundance; a obra Hjem kaere hjem, dirigida por Frelle Petersen, que é um drama social realista focado na vida de um trabalhador de cuidado de idosos; e Dreams in Nightmares, de Shatara Michelle Ford, que segue três mulheres queer negras em uma viagem pelos Estados Unidos.
O festival de Berlim anunciará a programação completa do Panorama no início de janeiro. O lineup já confirmado para 2025 inclui:
Ato noturno, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, que traz um elenco com Gabriel Faryas, Cirillo Luna, Henrique Barreira, Ivo Müller e Kaya Rodrigues.
Bajo las banderas, el sol, um documentário dirigido por Juanjo Pereira.
Den stygge stesøsteren, de Emilie Blichfeldt, com Lea Myren, Thea Loch Næss, Ane Dahl Torp e Flo Fagerli no elenco.
Dreams in Nightmares, de Shatara Michelle Ford, estrelado por Denée Benton, Mars Storm Rucker, Dezi Bing, Sasha Compere e Charlie Barnett.
Hjem kaere hjem, de Frelle Petersen, com Jette Søndergaard, Karen Tygesen, Mimi Bræmer Dueholm, Hanne Knudsen e Finn Nissen.
Khartoum, dirigido por Anas Saeed, Rawia Alhag, Ibrahim Snoopy, Timeea M Ahmed e Phil Cox, com Khadmallah, Majdi, Jawad, Lokain e Wilson.
Lesbian Space Princess, de Emma Hough Hobbs e Leela Varghese, com Shabana Azeez, Gemma Chua Tran, Richard Roxburgh, Bernie Van Tiel e Mark Bonanno.
Die Möllner Briefe, de Martina Priessner, estrelado por Hava Arslan, İbrahim Arslan, Namık Arslan e Yeliz Burhan.
Paul, documentário de Denis Côté.
Peter Hujar’s Day, de Ira Sachs, com Ben Whishaw e Rebecca Hall.
Sorda, de Eva Libertad, com Miriam Garlo, Álvaro Cervantes, Elena Irureta e Joaquín Notario.
Welcome Home Baby, de Andreas Prochaska, estrelado por Julia Franz Richter, Reinout Scholten van Aschat, Gerti Drassl, Maria Hofstätter e Gerhard Liebmann.
A expectativa está alta para descobrir quais outros longas-metragens serão selecionados, promovendo uma imersão no cinema contemporâneo e exaltando autores que se destacam pela sua criatividade e inovação. Para saber mais, acompanhe as atualizações sobre o festival através do site oficial do Festival de Berlim.