Na terça-feira, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou a aguardada lista de 15 filmes que competirão por uma indicação ao Oscar de melhor filme internacional na 97ª cerimônia da Academia.

Este ano, 85 países enviaram suas obras para concorrer ao prêmio, e muitos filmes já se destacaram, como ‘Emilia Pérez’, de Jacques Audiard, representando a França, a obra dinamarquesa The Girl With the Needle, dirigida por Magnus von Horn, e o filme iraniano The Seed of the Sacred Fig, co-produzido pela Alemanha, que foi muito bem recebido nas festivais internacionais.

blogherads.adq.push(function () {
blogherads.defineSlot(‘medrec’, ‘gpt-article-mid-article-uid0’)
.setTargeting(‘pos’, [“mid-article1″,”mid-articleX”,”mid”,”mid-article”])
.setTargeting(‘viewable’, ‘yes’)
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-article”)
.addSize([[300,250],[2,2],[300,251],[620,350],[2,4],[4,2],[320,480],[620,366]])
.setClsOptimization(“minsize”);
});

Diversos favoritos dos circuitos de festivais conseguiram entrar na lista final. O filme brasileiro I’m Still Here vem se destacando desde o Festival de Cannes, onde conquistou o prêmio de melhor roteiro. A diretora Walter Salles já foi indicada a um Oscar em 1998 pelo seu sucesso em Central Station. Além disso, a comédia rap irlandesa Kneecap, vencedora do prêmio de público na seção NEXT do Sundance, conseguiu uma vaga, assim como Waves, um thriller histórico tcheco que foi aplaudido no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary.

Porém, este ano, não faltou surpresas e alguns filmes esperados ficaram de fora da lista. O longa da Tailândia, How to Make Millions Before Grandma Dies, não apareceu nos principais festivais internacionais, mas se tornou um sucesso de bilheteira na Ásia, arrecadando mais de 50 milhões de dólares globalmente. A história segue um jovem que se oferece para cuidar de sua avó terminal na esperança de herdar sua fortuna.

Outro filme na lista, Touch, da Islândia, foi também ausente dos festivais, mas se destacou durante uma limitada exibição nos EUA. O diretor Baltasar Kormákur, famoso por seus filmes de ação, certamente ajudou a elevar a presença desse projeto entre os eleitores da Academia.

Filmes muito aguardados, como Sujo, o drama de crime do México, que ganhou o Grande Prêmio de Cinema do Mundo em Sundance, e The Devil’s Bath, um horror histórico da Áustria, não conseguiram entrar na lista final de filmes do Oscar.

Surpreendentemente, títulos de documentários e animações, como And So It Begins da Suécia e The Glassworker do Paquistão, foram excluídos, mostrando que o caminho era mais árduo para eles neste ano. No entanto, documentários como Dahomey de Mati Diop, que já foi indicado anteriormente, conseguiram a inclusão na lista, confirmando seu lugar na disputa. Filmes de animação, como Flow, também conseguiram uma colocação firme na lista de filmes internacionais.

A diversidade geográfica nos filmes indicados também gerou discussões. Apenas dois dos 15 filmes vieram de continentes fora da Europa, sendo eles da Palestina e Tailândia, com o filme da Diop sendo o único representante da África na lista. Apesar disso, filmes que foram definidos fora da Europa, como Emilia Pérez, que foi filmado na França, mas ambientado no México, e The Seed of the Sacred Fig, filmado totalmente em Teerã, conseguiram sua vaga.

Os votos para os 97º Oscars começam às 9h PT no dia 8 de janeiro e vão até as 17h PT no dia 12 de janeiro. A lista de indicados será divulgada no dia 17 de janeiro. O voto final começará no dia 11 de fevereiro e terminará no dia 18 de fevereiro.

Os 15 filmes na lista para o Oscar de melhor filme internacional de 2025, listados em ordem alfabética por país, são:

Brasil, I’m Still Here
Canadá, Universal Language
República Tcheca, Waves
Dinamarca, The Girl With the Needle
França, Emilia Pérez
Alemanha, The Seed of the Sacred Fig
Islândia, Touch
Irlanda, Kneecap
Itália, Vermiglio
Letônia, Flow
Noruega, Armand
Palestina, From Ground Zero
Senegal, Dahomey
Tailândia, How to Make Millions Before Grandma Dies
Reino Unido, Santosh

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *