Nova Iorque
CNN
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No complexo e, muitas vezes, ingrato mundo do gerenciamento corporativo, ser CEO implica em uma responsabilidade constante. O que pode parecer uma vida de luxo, com altas remunerações e benefícios, acaba sendo ofuscado pela pressão de decisões que determinam o futuro de uma empresa e a cobrança por resultados em meio a crises. Contudo, situações que fogem ao controle podem levar uma organização à ruína, enquanto seus líderes ainda usufruem de vantagens que, no mínimo, suscitam questionamentos éticos. Um exemplo recente desse dilema emergiu no setor de varejo com o caso do ex-CEO da Express, Tim Baxter.
Enquanto a Express se aproximava da falência, este executivo recebeu nada menos que 1 milhão de dólares em benefícios. Esses benefícios incluem, entre outros, o uso não contabilizado de jatos particulares, conforme revelado pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). A companhia, que é uma das favoritas para os looks de festas, já enfrentava dificuldades financeiras e, de acordo com informações recentes, não informou aos seus investidores sobre as despesas pessoais do executivo, algo que é uma obrigação ética e legal.
Para contextualizar, a Express, conhecida por suas linhas de roupas e também pela propriedade de marcas como Bonobos e UpWest, solicitou proteção sob o Capítulo 11 da lei de falências na primavera, após um período prolongado de queda nas vendas e intensa concorrência de gigantes do fast fashion, como a Zara. A aquisição da empresa em meio a um processo de falência foi realizada por um consórcio liderado pela WHP Global, envolvendo também grandes nomes como Simon Property Group e Brookfield Properties.
O escândalo envolvendo Tim Baxter torna-se ainda mais inquietante quando consideramos que a SEC, ao investigar as práticas da empresa, decidiu não penalizar Express, alegando colaboração durante a apuração. Em um comunicado, a SEC disse que a empresa concordou com uma ordem de interrupção e desistência, sem admitir ou negar as alegações de irregularidades.
A dinâmica entre poder e responsabilidade no mundo corporativo é complexa e muitas vezes tumultuada. O certo é que situações como a de Tim Baxter levantam questões importantes sobre governança e ética nas corporações, especialmente em tempos onde a transparência é cada vez mais valorizada pelos investidores e consumidores. Em um cenário onde a confiança nas instituições é crítica, as expectativas são de que um olhar mais atento sobre práticas corporativas se torne a norma, e não a exceção. Tal realidade se torna ainda mais intrigante considerando o contexto político atual nos Estados Unidos e a provável mudança de direção da política regulatória sob uma administração que se aproxima com uma abordagem mais branda em relação à fiscalização de práticas empresariais.
Sob a administração de Joe Biden, a SEC adotou uma postura rigorosa em relação a regulamentações e a fiscalização, buscando proteger os investidores e coibir práticas questionáveis. Visto isso, profissionais do direito preveem que, com a possível entrada de um novo governo no próximo ano, haverá uma volta a uma agenda conservadora de fiscalização que talvez ressignifique a experiência vivida nos primeiros anos da presidência de Trump, que focou em casos de fraude que prejudicam os investidores, mas com uma abordagem menos agressiva.
Para os executivos que operam em áreas cinzentas, como a de Tim Baxter, as próximas mudanças na regulamentação podem deleitar aqueles que buscam menos supervisão e a liberdade de operar sem o peso de um olhar crítico constante. O que resta a saber é como isso poderá impactar a confiança do público e dos acionistas, e se a ética continuará a ser um assunto debatido nas salas de diretoria.
Assim, a narrativa em torno de práticas corporativas e responsabilidade dos executivos irá evoluir, refletindo as pressões de um mercado em constante mudança e a voz crescente dos consumidores que exigem mais integridade nas operações das empresas. É o que se espera em um futuro onde a B2B (business-to-business) pode não ser suficiente, e onde a transparência e a ética se tornam a pedra angular do sucesso corporativo.
É imprescindível que as empresas contem com mecanismos efetivos de governança que não apenas previnam abusos de poder, mas que promovam uma cultura de responsabilidade e confiança. Afinal, os consumidores de amanhã serão mais exigentes e farão valer seu poder de decisão, impactando não só o market share, mas também a confiança no mercado como um todo.