A recente atualização do ambiente de softwares da Nvidia, que resultou na unificação de seus aplicativos em um único programa conhecido simplesmente como Nvidia App, promete simplificar a experiência do usuário. Entretanto, essa mudança tem gerado preocupações significativas, especialmente entre os gamers. Testes realizados pela Tom’s Hardware revelaram que a nova aplicação pode reduzir os framerates de jogos em até 15% por conta de suas funções baseadas em inteligência artificial (IA). Mas o que isto significa na prática e como os usuários podem contornar esse problema? Vamos explorar essas questões a fundo.
Impactos do Novo App da Nvidia no Desempenho de Jogos
A introdução da Nvidia App trouxe uma fusão dos conhecidos aplicativos de controle de GPU, o GeForce Experience, em um único local. Esta simplificação parece uma boa notícia para aqueles que desejam menos ícones na barra de sistema. No entanto, o que se revela problemático é a nova configuração de filtros de jogo, agora ativada por padrão, que envolve elementos novos e prometedores, mas que, segundo a análise da Tom’s Hardware, estão bagunçando, de fato, a experiência de jogo. Ao deixar a nova configuração de Filtros de Jogo ativada, jogadores podem perceber uma queda substancial no desempenho, o que pode afetar a jogabilidade de maneira crítica.
Desvendando o Que é a Inteligência Artificial na Nvidia
O termo “inteligência artificial” é amplamente debatido e sua aplicação no setor de jogos é vasta. Ele se refere desde a programação do comportamento dos personagens dos jogos até sistemas complexos, como grandes modelos de linguagem que geram conteúdo a partir de dados existentes. No caso da Nvidia, o conceito a que a empresa se refere abrange filtros que prometem melhorar a qualidade dos gráficos para usuários de placas RTX. Contudo, conforme notado pela Tom’s Hardware, é esta tecnologia inovadora que está, paradoxalmente, causando um impacto negativo nas taxas de frames durante o jogo.
Como Solucionar a Queda nos Framerates Causada pela Nvidia App
Os usuários que já passaram pela situação de perceber um desempenho inferior em jogos têm a opção de desativar a função problemática. Para isso, é necessário acessar as configurações do Nvidia App, seguir o caminho por Configurações do NVIDIA App > Recursos > Sobreposição > Filtros de Jogo e Modo de Foto e desativar a função que está consumindo recursos desnecessários durante o jogo. Entretanto, há uma alternativa mais drástica: desinstalar o aplicativo, uma opção que pode ser tentadora para aqueles que preferem o desempenho otimizado da sua máquina. Vale lembrar que muitos gamers costumam depender da notificação do GeForce Experience/Nvidia App para instalação de novos drivers, um aspecto crucial para a manutenção da performance em novas atualizações de jogos. Entretanto, essa tarefa pode ser executada manualmente visitando a página de drivers da Nvidia.
A Realidade do Desempenho de Jogos e o que Tudo Isso Significa
A diminuição de 15% nas taxas de frames pode parecer um número árido, mas para quem se dedica a jogar competitivamente, esse impacto pode ser devastador. Por exemplo, a diferença de desempenho entre duas placas de vídeo populares, a RTX 4060 Ti e a RTX 4060, é de apenas 18%. Logo, uma redução no desempenho pode colocar em risco a vantagem competitiva e a experiência geral do jogador.
Conclusão: O Que Esperar do Futuro da Nvidia App
Portanto, o novo aplicativo da Nvidia, embora promissor na intenção de simplificar e centralizar os serviços da empresa, trouxe novos desafios para os jogadores. A expectativa é que a Nvidia avalie rapidamente o feedback dos usuários e busque uma solução definitiva para a questão da performance afetada. Enquanto isso, gamers serão obrigados a se adaptar, utilizando as instruções oferecidas pela empresa ou, se necessário, revertendo ao modo antigo de operação. No fim das contas, a tecnologia deve sempre servir a quem a opera, e não o contrário, não é mesmo?