Enquanto o governador Gavin Newsom se prepara para apresentar um plano que visa dobrar o programa de incentivo fiscal da Califórnia para cinema e TV, que atualmente é de 330 milhões de dólares, para 750 milhões de dólares por ano, uma nova coalizão está se formando para fazer lobby de forma agressiva e preservar a produção cinematográfica em Hollywood.
Bautizada como Califórnia Production Coalition, o grupo é composto por mais de 30 empresas e organizações, incluindo operadores de estúdios como Hudson Pacific Properties e Raleigh Studios, além de provedores de folha de pagamento como Entertainment Partners e Wrapbook, fornecedores de equipamentos de filmagem e a principal organização comercial dos estúdios, a Motion Picture Association.
A nova coalizão foi lançada em meio a uma crescente preocupação com a fuga de produções de Hollywood, que estão se mudando para estados e países em busca de incentivos fiscais mais vantajosos. Para chamar a atenção da população e de legisladores, a coalizão encomendou uma pesquisa independente que sugere que os eleitores da Califórnia estão preocupados com a manutenção da indústria cinematográfica no estado. A pesquisa vem em um momento em que a Comissão de Cinema da Califórnia anunciou a movimentação da segunda temporada da série Apple TV+ Bad Monkey de Florida para a Califórnia, garantindo para isso um benefício fiscal de 20 milhões de dólares.
“A MPA e seus membros orgulham-se de se unir aos negócios da Califórnia para destacar como nossa comunidade criativa pode crescer e construir uma fundação mais forte para a produção de filmes e televisão no estado”, declarou Charles Rivkin, chefe da MPA, que inclui membros como Disney, Universal, Sony, Paramount, Netflix e Amazon MGM Studios.
Essa nova coalizão de produção surge após o êxodo de muitos projetos de Hollywood, que buscam incentivos fiscais que ofereçam maior retorno sobre seus investimentos. Simultaneamente, a atividade de produção geral caiu, criando um efeito cascata que impacta empresas de locação de acessórios, operadores de serviços de estúdio e estúdios lotados, que são responsáveis por sustentar muitos trabalhadores da indústria do entretenimento.
Os dados acompanhados pela ProdPro mostram que o volume de produção global no terceiro trimestre de 2024 caiu cerca de 17% em comparação ao mesmo período de 2022, enquanto, apenas no condado de Los Angeles, a produção caiu 5% em relação ao ano anterior, descrita pela FilmLA como o “mais fraco” trimestre do ano.
Esses dados e as preocupações expressas por figuras da indústria levaram Newsom, em outubro, a sair de Sacramento para visitar os estúdios Raleigh em Los Angeles e apresentar um plano ao lado da prefeita Karen Bass para conter a fuga de produções. “Expandir este programa ajudará a manter a produção aqui em casa, gerar milhares de empregos bem remunerados e fortalecer o vínculo vital entre nossas comunidades e a icônica indústria de cinema e TV do estado”, afirmou Newsom.
Curiosamente, um estudo encomendado pela Califórnia Production Coalition mostra que uma maioria dos eleitores está a favor de expandir os créditos fiscais para incluir uma programação mais ampla, com muitos participantes da pesquisa afirmando que programas de games como Jeopardy!, competições como American Ninja Warrior, talk shows e reality shows também deveriam ser considerados para receber créditos fiscais. A produção de reality shows, por sua vez, sofreu um impacto significativo na Califórnia, com uma queda de cerca de 56% nas filmagens no último trimestre em comparação ao ano anterior, segundo a FilmLA.
“Não devemos subestimar a indústria cinematográfica da Califórnia e esperar permanecer competitivos na indústria do entretenimento global sem um programa de créditos fiscais competitivo,” afirmou Pam Elyea, proprietária da empresa de locação de equipamentos History for Hire. “A Califórnia Production Coalition foi fundada por um grupo de pequenas empresas, estúdios e organizações profissionais com vinculações sólidas com nossas comunidades locais. Vamos dar às nossas raízes californianas o nutrientes fiscais necessários para crescer ainda mais fortes e maiores.”
O membro da coalizão, Kavon Elhami, CEO da Camtec Motion Picture Camera Systems, também expressou sua preocupação. “Hoje, estamos testemunhando de perto os desafios que a nossa indústria enfrenta enquanto a dominância da Califórnia no entretenimento é provada por outros estados e países. Milhares de negócios como o nosso prosperam em um ambiente de produção vibrante. É essencial que nos unamos agora para garantir que a Califórnia permaneça como o eixo da indústria cinematográfica”, enfatizou Elhami.
O futuro da indústria cinematográfica na Califórnia depende, mais do que nunca, de ações decisivas e de uma união forte entre os diversos setores envolvidos. A pressão por mudanças que mantenham Hollywood como o maior centro de produção do mundo é constante e, com a nova coalizão se formando, parece que o estado está pronto para lutar por sua posição no mercado global.