O ex-jogador de tênis Rafael Nadal, que recentemente se aposentou, está prestes a ganhar tratamento especial em forma de documentário na Netflix.
A plataforma de streaming, em parceria com a Skydance Sports, anunciou planos para desenvolver uma série documental que seguirá a carreira de Nadal, destacando suas impressionantes 22 vitórias em Grand Slam e sua dramática última temporada em 2024. Nadal se aposentou no mês passado durante a Copa Davis, encerrando assim uma carreira competitiva de 23 anos.
A direção da série ficará a cargo de Zach Heinzerling, reconhecido por seu trabalho como diretor indicado ao Oscar e vencedor do Emmy. Os produtores envolvidos neste projeto são David Ellison, Jesse Sisgold, Jason Reed e Jon Weinbach.
“Rafael Nadal é uma das figuras mais influentes e grandiosas da história do esporte. Estamos entusiasmados em apresentar sua notável história a nossos assinantes, proporcionando uma visão íntima de sua jornada para consolidar seu legado como a lenda que é hoje,” afirmou Diego Ávalos, vice-presidente de conteúdo da Netflix para Espanha, Portugal e os países nórdicos, em um comunicado nesta quarta-feira.
Nadal não é a única estrela do tênis a receber esse tipo de atenção. A Amazon Prime Video também lançou um documentário sobre Roger Federer, focando em seus 12 últimos dias de competição, dirigido por Asif Kapadia e Joe Sabia. Além disso, a Netflix planeja produzir uma série documental sobre o prodígio do tênis, Carlos Alcaraz, que se tornou o mais jovem número um da história do esporte.
Embora Nadal seja uma adição impressionante ao portfólio da Netflix, a plataforma se diversifica ainda mais em sua programação esportiva. Na mesma ocasião em que o documentário de Nadal foi anunciado, foi revelado o início da produção de uma série de longa duração que acompanhará a temporada de 2024 da Conferência Sulista, a mais dominante do futebol universitário.
“Esta série leva os espectadores para dentro de alguns dos programas mais renomados do futebol universitário do SEC, oferecendo acesso sem filtros a seus treinadores e jogadores dentro e fora de campo: nos ônibus, nos vestiários, nas barbearias, ao redor das fogueiras, durante as entradas dos campos e muito mais. Apresentamos um olhar exclusivo sobre os confrontos-chave ao longo da temporada do SEC, mostrando a paixão e o drama da principal conferência de futebol universitário,” destacou a Netflix em um resumo.
A Box To Box Films, a produtora por trás das já aclamadas séries documentais da Netflix como Full Swing, Formula 1: Drive to Survive e Break Point, também será idealizadora da série sobre a SEC. Os créditos de produtores executivos serão compartilhados entre James Gay-Rees, Paul Martin, Hillary Olsen e Collin Orcutt, o showrunner.
A programação esportiva da Netflix inclui lançamentos recentes como Quarterback, Receiver, Starting 5, Simone Biles Rising e Sprint, além de programações ao vivo como Paul vs. Tyson e o NFL Christmas Gameday. A plataforma de streaming firmou parcerias com ligas esportivas como a Fórmula 1, a National Football League (NFL), a National Basketball Association (NBA), o PGA TOUR, a Association of Tennis Professionals (ATP), a Women’s Tennis Association (WTA), a Fédération internationale de football association (FIFA), a World Wrestling Entertainment (WWE) e muito mais.