A Motion Picture Association (MPA) anunciou a nomeação de Urmila Venugopalan como nova presidente e diretora geral da região Ásia-Pacífico. Urmila Venugopalan, que anteriormente ocupava a posição de vice-presidente executiva de estratégia e operações globais da MPA, sucede Belinda Lui, que está se aposentando após cinco anos à frente da entidade. A mudança de liderança terá efeito a partir de 31 de janeiro do próximo ano.
Desde sua entrada na MPA em 2017, Venugopalan tem trabalhado para alinhar as equipes da associação nos EUA e internacionalmente, simplificando operações globais e aumentando a coordenação entre as funções jurídicas e de políticas. A nova presidente, com sede em Tóquio, relatará diretamente à Gail MacKinnon, vice-presidente sênior de políticas globais e assuntos governamentais da MPA.
Em sua nova função, a MPA afirmou que Venugopalan continuará a expandir o acesso dos estúdios e serviços de streaming dos EUA aos mercados locais, promoverá a produção em novas áreas e reforçará a defesa, operações e pessoal em toda a região Ásia-Pacífico.
Venugopalan também trabalhará em estreita colaboração com o braço anti-pirataria da MPA, a Aliança para Criatividade e Entretenimento (ACE), focando na proteção dos interesses comerciais e criativos dos estúdios e comunidades de cinema locais. Em adição, ela manterá a responsabilidade atual de ser a ligação do conselho corporativo da MPA.
Charles Rivkin, presidente e CEO da MPA, elogiou a nomeação de Venugopalan, afirmando: “Urmila é uma líder veterana que prospera em interseções complexas de negócios, políticas públicas e assuntos globais. Ela se juntou à MPA em um momento de mudanças críticas e ajudou a revitalizar e realinhar sua estrutura e prioridades, fortalecendo nossa organização por dentro. Tenho total confiança de que sua profunda experiência em várias operações globais avançará os objetivos de nossos membros na região da Ásia-Pacífico e além.”
MacKinnon adicionou: “Estou emocionada em receber Urmila em minha equipe. Ela é uma conselheira de confiança que conquistou o respeito de colegas e empresas associadas. Seu trabalho já tocou todas as partes da nossa organização e ela mantém uma ampla visão sobre tendências políticas e do setor – tudo enquanto se mantém focada em como podemos contar da melhor forma a história de uma indústria criativa que impulsiona economias locais, cria empregos e conecta comunidades em toda parte. Com ela à frente da nossa operação na Ásia-Pacífico, estou confiante de que a MPA terá um impacto ainda maior na região que mais cresce no mundo. Sou também grata a Belinda pela sua liderança eficaz e orientação, que beneficiaram enormemente a MPA e nossos estúdios membros na região.”
Antes de se juntar à MPA, Venugopalan atuou como membro da equipe de planejamento de políticas do Departamento de Estado dos EUA em Washington, D.C., e como consultora sênior do Albright Stonebridge Group. Ela compartilhou suas expectativas sobre a nova nomeação, afirmando: “A região Ásia-Pacífico já desempenhou um papel importante na história de nossa indústria – e está pronta para assumir um papel de destaque no futuro das grandes narrativas. Neste momento crítico para as indústrias de cinema, televisão e streaming, os membros da MPA estão mais animados do que nunca com a vitalidade dessa região – seus públicos entusiásticos e engajados, sua dinâmica incansável e seus talentos locais imensamente criativos. Estou ansiosa para apoiar nossos estúdios membros e seus parceiros locais em seus esforços coletivos para fomentar economias locais e enriquecer culturas em toda a região.”