“`html
O College Football Playoff (CFP) de 2024 está prestes a começar, trazendo consigo semanas de ação dramática na temporada regular, culminando em um emocionante pós-temporada que coroará o campeão nacional. O que anteriormente era uma competição entre quatro times, agora se transformou em um torneio miniatura com as 12 melhores equipes do país disputando o prêmio máximo do esporte universitário.
Se você é fã ou adversário de algum dos 12 times participantes do CFP, é importante conhecer mais sobre eles. Vamos explorar tudo que você precisa saber sobre cada equipe desta emocionante competição.
No. 1 Oregon Ducks: Dominantes e em busca de seu primeiro título
Cidade: Eugene, Oregon
Mascarado: O Pato de Oregon
Títulos nacionais reivindicados na história: Zero
Último título nacional: Nunca
Treinador principal: Dan Lanning
Principais jogadores: QB Dillon Gabriel, WR Tez Johnson
Curiosidade: O Pato de Oregon é basicamente o Pato Donald, uma vez que a universidade e a Disney chegaram a um acordo em 1973 sobre o uso da sua imagem.
Como chegaram aqui: Como o principal favorito ao título, o Oregon é a única equipe de futebol universitário invicta na temporada de 2024, terminando com uma impressionante campanha de 13-0, onde derrotou equipes como Boise State, Penn State e Ohio State, mostrando sua força como a melhor ofensiva da Big Ten. O quarterback Dillon Gabriel, que terminou em terceiro na corrida pelo Heisman Trophy, é um dos principais responsáveis por essa trajetória de sucesso.
No. 2 Georgia Bulldogs: Os Campeões em Busca da Repetição
Cidade: Athens, Georgia
Mascarado: Uga (bulldog inglês vivo)
Títulos nacionais reivindicados na história: Quatro
Último título nacional: 2022
Treinador principal: Kirby Smart
Principais jogadores: QB Carson Beck, LB Jalon Walker
Curiosidade: Uga tem um canil com ar condicionado ao lado do campo.
Como chegaram aqui: Esta será a quarta participação do Georgia no CFP sob o comando de Kirby Smart, mas este ano, ele pode ficar sem o quarterback titular Carson Beck, que sofreu uma lesão no cotovelo na vitória sobre o Texas na final da SEC. Os Bulldogs terminaram a temporada com 11-2, incluindo duas vitórias sobre os Longhorns e outra sobre o Tennessee, demonstrando enorme garra para vencer os últimos dois jogos em prorrogação.
No. 3 Boise State Broncos: Persistência e Ambição nos Playoffs
Cidade: Boise, Idaho
Mascarado: Buster Bronco
Títulos nacionais reivindicados na história: Zero
Último título nacional: Nunca
Treinador principal: Spencer Danielson
Principais jogadores: RB Ashton Jeanty, DE Jayden Virgin-Morgan
Curiosidade: A universidade tem um astronauta da NASA ensinando no campus. E, além disso, eles jogam em um gramado azul.
Como chegaram aqui: Com Ashton JeantyHeisman Trophy, e está a apenas 132 jardas de quebrar o recorde de corridas em uma única temporada da NCAA, já alcançando essa marca em 11 jogos nesta temporada. Boise State conquistou seu segundo título consecutivo da Mountain West Conference e terminou a temporada com 12-1, a única derrota sendo em um jogo apertado contra Oregon. O técnico Spencer Danielson afirmou que sua equipe estava em “mentalidade de playoff desde a primeira semana”.
No. 4 Arizona State Sun Devils: Uma Surpreendente Ascensão
Cidade: Tempe, Arizona
Mascarado: Sparky the Sun Devil
Títulos nacionais reivindicados na história: Zero
Último título nacional: Nunca
Treinador principal: Kenny Dillingham
Principais jogadores: RB Cam Skattebo, QB Sam Leavitt
Curiosidade: O Sun Devil enfrenta a Universidade de Arizona Wildcat pela anual Copa Territorial. Com raízes que datam de 1899, é o mais antigo troféu de rivalidade nos Estados Unidos.
Como chegaram aqui: Arizona State é possivelmente a maior surpresa no futebol universitário nesta temporada. Após terminar com 3-9 na Pac-12 no ano passado, os Sun Devils eram esperados para terminar em último em sua primeira temporada na Big 12. No entanto, a equipe terminou com um registro de 11-2, incluindo três vitórias sobre rivais ranqueados entre os 25 melhores, e conquistou o título da conferencia Big 12 para garantir a quarta semente e um bye na primeira rodada.
No. 5 Texas Longhorns: Preparados para a Reconquista
Cidade: Austin, Texas
Mascarado: Bevo (gado de chifre longo vivo do Texas)
Títulos nacionais reivindicados na história: Quatro
Último título nacional: 2005
Treinador principal: Steve Sarkisian
Principais jogadores: OT Kelvin Banks Jr., DB Jahdae Barron
Curiosidade: O primeiro gado de chifres longo vivo foi introduzido como mascote em 1916.
Como chegaram aqui: Texas chega após uma dolorosa derrota em overtime contra a Georgia na final da SEC, mas a equipe avançou muito desde a derrota de 30-15 para os Bulldogs no início da temporada. O treinador Steve Sarkisian levou a equipe a um registro de 11-2 e construiu um ataque potente com o QB titular Quinn Ewers e o backup Arch Manning, sobrinho dos lendários quarterbacks da NFL, Peyton e Eli.
No. 6 Penn State Nittany Lions: Buscando a Grande Oportunidade
Cidade: State College, Pennsylvania
Mascarado: Nittany Lion
Títulos nacionais reivindicados na história: Dois
Último título nacional: 1986
Treinador principal: James Franklin
Principais jogadores: DE Abdul Carter, TE Tyler Warren
Curiosidade: A inspiração para o mascote era um leão empalhado exibido na Exposição Mundial de Chicago em 1893.
Como chegaram aqui: Penn State chega aos playoffs com um registro de 11-2 e uma aparição no jogo do campeonato da Big Ten, após perder para o Oregon, a melhor equipe do país, por 45-37. O ataque dos Nittany Lions se espalhou de maneira relativamente uniforme, com cinco jogadores fazendo mais de quatro touchdowns, e quatro jogadores marcando mais de três touchdowns de recepção. As chances deste No. 6 seed são favoráveis, já que o Boise State os aguarda na segunda rodada.
No. 7 Notre Dame Fighting Irish: Uma Tradição de Grandeza
Cidade: South Bend, Indiana
Mascarado: O Leprechaun
Títulos nacionais reivindicados na história: 11
Último título nacional: 1988
Treinador: Marcus Freeman
Principais jogadores: QB Riley Leonard, RB Jeremiyah Love
Curiosidade: No último jogo em casa da temporada, os seniores que estão comemorando seu último tempo na seção de alunos escondem sacos de marshmallows no estádio, que são lançados pela seção de alunos em uma nevasca de marshmallow. Ninguém sabe a origem da tradição.
Como chegaram aqui: Notre Dame está em uma posição única no CFP. Como uma escola independente que não pertence a nenhuma conferência, os Fighting Irish não eram elegíveis para serem classificados entre os quatro primeiros e receber um bye. Eles sofreram uma derrota embaraçosa para Northern Illinois no segundo jogo da temporada regular, que fez a equipe cair para a 18ª posição no ranking, mas os Fighting Irish conquistaram 10 vitórias seguidas para terminar a temporada com 11-1, uma média de mais de 39,8 pontos por jogo.
Notre Dame terminou a temporada classificada em quinto lugar, conquistando um jogo em casa contra Indiana.
No. 8 Ohio State Buckeyes: A Luta Pela Glória
Cidade: Columbus, Ohio
Mascarado: Brutus Buckeye
Títulos nacionais reivindicados na história: Oito
Último título nacional: 2014
Treinador: Ryan Day
Principais jogadores: WR Jeremiah Smith, S Caleb Downs
Curiosidade: As árvores Buckeye – também conhecidas como castanhas-da-índia – são plantadas no Buckeye Grove, no canto sudoeste do estádio, em homenagem a cada jogador All-American da Ohio State.
Como chegaram aqui: Os Buckeyes começaram a temporada de 2024 com altas expectativas e um elenco carregado. Seu ataque explosivo mostrou sua força ao longo do ano, marcando pelo menos 45 pontos em quatro ocasiões distintas. Ohio State terminou a temporada com 10-2, com a primeira derrota sendo um aperto 32-31 contra os No. 1 Oregon. Os torcedores ainda sentem um gosto amargo pela derrota na final da temporada regular, quando foram surpreendidos por uma derrota de 13-10 contra o Michigan, com um jogador dos Wolverines tentando plantar uma bandeira do Michigan no meio do campo, o que levou a empurrões e eventualmente pancadarias entre membros de ambas as equipes.
No. 9 Tennessee Volunteers: A Força em Ascensão
Cidade: Knoxville, Tennessee
Mascarado: Smokey the dog (live bluetick coonhound)
Títulos nacionais reivindicados na história: Seis
Último título nacional: 1998
Treinador: Josh Heupel
Principais jogadores: RB Dylan Sampson, DE James Pearce
Curiosidade: O cuidado com a mascote do Tennessee, Smokey, é confiado a uma das fraternidades da escola.
Como chegaram aqui: Sob a liderança de uma temporada histórica de Sampson, que foi escolhido o Jogador Ofensivo do Ano da SEC e quebrou o recorde de corridas da equipe, o Tennessee terminou com um registro de 10-2 e fará sua primeira aparição no CFP. Os Volunteers, no entanto, tiveram dificuldades contra os adversários na SEC extremamente competitiva, atingindo uma média de 25 pontos por jogo contra eles, enquanto marcaram impressionantes 61,8 pontos por jogo contra times fora da conferência.
Eles são esperados para ser competitivos nos playoffs e seus esforços na temporada regular prepararam um duelo de primeira rodada marcante contra o Ohio State. A (infeliz?) recompensa para o vencedor? Um confronto contra o No. 1 Oregon.
No. 10 Indiana Hoosiers: Uma Temporada de Superação
Cidade: Bloomington, Indiana
Mascarado: Nenhum
Títulos nacionais reivindicados na história: 0
Último título nacional: Nunca
Treinador: Curt Cignetti
Principais jogadores: QB Kurtis Rourke, DE Mikail Kamara
Curiosidade: A última vez que Indiana venceu cinco jogos consecutivos por dígitos duplos – o que conseguiram nesta temporada – Theodore Roosevelt, que foi presidente dos EUA de setembro de 1901 a março de 1909, estava no cargo.
Como chegaram aqui: Que temporada tem sido para Indiana. Os Hoosiers – tradicionalmente uma potência no basquete – não venceram um título de conferência da Big Ten desde 1967 e nunca tinham alcançado o CFP previamente. Além disso, nunca haviam conquistado 10 vitórias na temporada regular antes deste ano. O técnico em sua primeira temporada, Cignetti, foi nomeado o Treinador Nacional do Ano e levou Indiana a um registro de 11-1, em uma das histórias inspiradoras desta temporada.
A única derrota da equipe veio contra o Ohio State em seu penúltimo jogo da temporada regular, mas imediatamente recuperaram-se com uma vitória de 66-0 sobre o Purdue para encerrar a temporada. As expectativas já foram superadas, mas os Hoosiers fornecem uma das narrativas mais intrigantes à medida que se aproxima o CFP.
No. 11 Southern Methodist University Mustangs: A Chegada Triunfal
Cidade: University Park (Dallas), Texas
Mascarado: Peruna (pônei Shetland vivo)
Títulos nacionais reivindicados na história: Três
Último título nacional: 1982
Treinador: Rhett Lashlee
Principais jogadores: QB Kevin Jennings, RB Brashard Smith
Curiosidade: A banda marcial da escola é conhecida como a “Melhor Banda Vestida do Mundo” e tem mais de 29 combinações de uniformes diferentes.
Como chegaram aqui: O SMU fez sua estreia como membro da Conferência Atlântica (ACC) nesta temporada, após passar 11 anos na Conferência Atlética Americana (AAC). Os Mustangs imediatamente mostraram que pertencem ao lugar, indo 8-0 contra adversários da conferência e chegando à final da ACC, onde foram derrotados por Clemson por 34-31.
O registro de 11-2 do SMU em um novo ambiente é impressionante, mas sua verdadeira força será colocada à prova em sua primeira aparição no CFP contra Penn State. Nenhuma das 11 vitórias da equipe foi contra um time que terminou a temporada classificado nos Top 25.
No. 12 Clemson Tigers: O Retorno ao Palco dos Campeões
Cidade: Clemson, Carolina do Sul
Mascarado: O Chacal
Títulos nacionais reivindicados na história: Três
Último título nacional: 2018
Treinador: Dabo Swinney
Principais jogadores: QB Cade Klubnik, DE TJ Parker
Curiosidade: Em uma tradição do Clemson, os jogadores entram no estádio correndo por uma encosta Gramada conhecida como The Hill. É referida como “os 25 segundos mais emocionantes do futebol universitário.”
Como chegaram aqui: Clemson tem mais derrotas de qualquer equipe no playoff deste ano, tendo terminado a temporada com 11-3. No entanto, uma vitória sobre o SMU na final da ACC foi o suficiente para se classificar como a 12ª semente. Esse feito é graças ao treinador Swinney, que está em sua 17ª temporada no comando, sendo o técnico com mais vitórias na história do programa, e conduzindo a equipe a dois títulos nacionais em 2016 e 2018. Os Tigers fizeram o CFP sob Swinney por seis anos seguidos entre 2015 e 2020, e agora enfrentam um grande teste contra o Texas e sua defesa dominante.
“`