Zoe Saldaña, com um ano movimentado que culminou em elogios pela sua atuação principal em Emilia Pérez, receberá o Prêmio Derek Malcolm de Inovação durante a 45ª edição dos London Critics’ Circle Film Awards.
A atriz receberá o prêmio na cerimônia marcada para o dia 2 de fevereiro e se tornará a segunda pessoa a ser homenageada com este prêmio anual, que foi criado em memória do crítico Derek Malcolm, falecido em agosto de 2023 aos 91 anos. O primeiro laureado foi Colman Domingo, em sua atuação no filme Sing Sing.
Saldaña expressou sua alegria em ser homenageada: “Estou honrada e emocionada em receber o Prêmio Derek Malcolm de Inovação do London Film Critics’ Circle, um grupo que admiro e respeito profundamente. Este foi um ano maravilhoso para o cinema, com tantas papéis marcantes e inesquecíveis para mulheres. Poder trabalhar neste setor por 25 anos tem sido um privilégio e interpretar Rita em Emilia Pérez foi a oportunidade de uma vida.”
blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot( ‘medrec’, ‘gpt-article-mid-article-uid0’ )
.setTargeting( ‘pos’, [“mid-article1″,”mid-articleX”,”mid”,”mid-article”])
.setTargeting( ‘viewable’, ‘yes’)
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-article”)
.addSize([[300,250],[2,2],[300,251],[620,350],[2,4],[4,2],[320,480],[620,366]])
.setClsOptimization(“minsize”);
});
Além disso, Saldaña foi indicada para o prêmio de atriz coadjuvante do ano por sua performance no drama musical de Jacques Audiard. É impossível ignorar que a atriz tem se destacado em algumas das maiores bilheteiras da história, como Avatar e Avengers: Endgame, além de consolidar seu status de atriz de elite com papéis em Star Trek e Guardiões da Galáxia.
O grande momento da carreira de Saldaña se deu no filme Centre Stage, em 2000, seguido por produções como Out of the Furnace, Colombiana e a minissérie Rosemary’s Baby. Ela também tem sido reconhecida pelo seu trabalho como produtora, ajudando a trazer narrativas diversas e retratos autênticos de mulheres para as telas, como na série de TV Special Ops: Lioness, onde também estrela, e seu recente filme The Absence of Eden, que aborda o tráfico ao longo da fronteira dos Estados Unidos e México.
Earlier this year, Saldaña won the Cannes Film Festival Award for best actress for Emilia Pérez alongside her co-stars Karla Sofía Gascón, Selena Gomez and Adriana Paz.
“Os críticos sempre foram fãs do trabalho inovador de Zoe Saldaña”, disse Rich Cline, presidente do London Film Critics Circle. “De seu trabalho impressionante e matizado em peças de gênero como Avatar e Guardiões da Galáxia ao seu papel pioneiro produzindo narrativas femininas complexas. E em Emilia Pérez ela nos impressionou com uma performance cheia de compaixão e profundamente comovente.”
blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot( ‘medrec’, ‘gpt-dsk-tab-mid-article2-uid1’ )
.setTargeting( ‘pos’, [“mid”,”mid-article2″,”mid-articleX”])
.setTargeting( ‘viewable’, ‘yes’)
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-article2”)
.addSize([[300,250],[300,251],[620,350],[2,4],[4,2],[320,480],[620,366]])
.setClsOptimization(“minsize”);
});
Os 45 anos de história do London Critics’ Circle Film Awards são marcados pelas votações dos 208 membros da seção de filmes do Critics’ Circle, a mais antiga organização de críticos em atividade no Reino Unido. Na última quinta-feira, foi revelado que The Brutalist e Anora lideram a lista de indicações com sete cada. Para conferir a lista completa de indicações, veja aqui.