A Diagram, uma incubadora de startups baseada em Montreal e que já conta com oito anos de experiência na criação de empresas, está ampliando seu modelo de incubadora para o setor de tecnologia climática. Recentemente, a empresa anunciou o fechamento de um novo fundo, o Diagram Climate Tech Fund, com uma captação total de 80 milhões de dólares canadenses (equivalentes a cerca de 58 milhões de dólares americanos). Este novo fundo não apenas superou o objetivo inicial de 60 milhões de dólares canadenses, mas também chega a seu limite máximo de arrecadação, marcando um passo significativo na atuação da Diagram no setor de mudanças climáticas.

FUNDAMENTAÇÃO DO PROJETO E ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTO

De acordo com Amélie Foz-Couture, parceira da Diagram e co-responsável pelo novo fundo voltado para a tecnologia climática, a incubadora adota uma abordagem profunda em relação a diferentes indústrias, dedicando vários meses para investigar setores específicos, identificar os principais pontos de dor e um conjunto central de clientes que poderiam se beneficiar de soluções inovadoras. “Só trazemos equipes fundadoras após a validação real da oportunidade”, afirma Foz-Couture, acrescentando que existe um rigor considerável sobre quais projetos são transformados em empresas. O objetivo dessa estratégia é proporcionar às equipes escolhidas um impulso inicial para suas iniciativas.

Após a constituição formal das empresas, a Diagram investe capital, semelhante a uma rodada pré-seed, e oferece uma lista de clientes potenciais com os quais a empresa já possui relacionamentos, além de wireframes relevantes para o produto em desenvolvimento. Após essas etapas, as startups podem buscar a Diagram para financiamento e orientação, mas seguem um modelo mais tradicional de relacionamento entre investidor e empresa em portfólio.

CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERESSE DO MERCADO EM TECNOLOGIAS CLIMÁTICAS

Afirmando que o momento é propício para o lançamento de um fundo voltado para soluções climáticas, Paul Manias, também parceiro da Diagram e co-líder do fundo, explica que, além da paixão do time pela tecnologia climática, os investidores, incluindo a empresa-mãe Sagard e veículos de investimento como o Investissement Québec e BDC Capital, têm demonstrado um aumento significativo de interesse nesse campo. Dados da PitchBook reforçam essa tendência, mostrando que o capital destinado a VCs focados em clima atingiu um novo recorde de arrecadação em 2022, com 18,7 bilhões de dólares levantados em 64 fundos diferentes. Embora 2023 tenha registrado uma queda notável nesse sentido, com um total de 3,9 bilhões de dólares arrecadados, é esperado que o cenário melhore em 2024, pois VCs de clima já levantaram 3,4 bilhões de dólares apenas na primeira metade do ano.

FOCO EM SOLUÇÕES DIGITAIS E OPORTUNIDADES NO SETO CLIMÁTICO

A Diagram está direcionando seus esforços para desenvolver soluções digitais que exigem menos capital e atendem a diversas categorias climáticas, abrangendo desde veículos elétricos até biodiversidade e agricultura. Manias esclarece que o foco está em software, já que, segundo ele, empresas de software como serviço (SaaS) se encaixam melhor no modelo de investimento da Diagram em comparação com projetos de tecnologia profunda. “A realidade é que precisamos de ambos”, afirma Manias, referindo-se tanto a soluções de hardware quanto a software no campo climático. “A única maneira de enfrentarmos um dos problemas mais existenciais que encontramos hoje é alocando capital para todas as soluções disponíveis. Precisamos de soluções de tecnologia profunda, mas, francamente, soluções de software são mais facilmente implementáveis e ajudam a resolver muitos dos desafios que as empresas enfrentam diariamente.”

A Diagram já iniciou a construção de dois startups sob sua tese climática. A primeira, Relion, oferece uma plataforma para soluções de operação e manutenção de infraestrutura de carregamento de veículos elétricos e foi fundada em 2023, com a Diagram liderando a rodada seed de 3 milhões de dólares. A outra, Lyteflo, que foi recentemente lançada, apresenta uma solução para capacitação em vendas de veículos elétricos, focando na vida útil das baterias.

CONCLUSÃO E O FUTURO DA DIAGRAM NO SETOR CLIMÁTICO

Desde sua fundação em 2016 como um braço de capital de risco para a gestora de ativos global Sagard, a Diagram acumulou mais de 400 milhões de dólares em ativos sob sua gestão e criou 25 empresas internamente em diversos setores, como fintech e web3. A empresa já obteve sucesso em quatro saídas, o que demonstra sua capacidade de inovar e agregar valor no mercado. Com sua nova abordagem voltada para o clima, a Diagram está posicionada para desempenhar um papel significativo na criação de soluções que não apenas atendem às necessidades do mercado, mas também colaboram para a sustentabilidade e mitigação das mudanças climáticas. Assim, a expectativa é que a Diagram se torne um player essencial no ecossistema de inovações climáticas, contribuindo de forma decisiva para um futuro mais sustentável e responsável.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *