As ideias sobre o que constitui as férias ideais variam amplamente, desde rastrear gorilas até relaxar na praia com um Negroni, mas há um ponto em comum: a semana festiva é uma oportunidade para quase todos se afastarem do trabalho, pararem seus projetos e buscarem um tempo para reenergizar e se reconectar.
Recentemente, o The Hollywood Reporter fez uma sondagem com os mais requisitados concierges de Hollywood, perguntando para onde os jet-setters e magnatas de iates estão se direcionando neste fim de ano. Destinos clássicos como St. Barts e Aspen continuam atraindo a indústria do entretenimento durante a semana do Natal, enquanto outros locais, como Spert Island, próxima à Antártica, onde Liev Schreiber esteve no ano passado, ou Mahabalipuram no Sul da Índia, que recebeu Michael Douglas e Catherine Zeta Jones, fazem tendências em momentos específicos.
De acordo com Jacelyn Sienna India, fundadora da empresa de estilo de vida de luxo Sienna Charles, “Muitas pessoas estão indo para St. Barts novamente”. Espera-se a presença de nomes que já são figurinha certa nesse paraíso, como David Geffen, Barry Diller e Jeff Bezos, que preferem ficar em seus próprios iates durante a festa. Contudo, há aqueles que visam destinos mais reservados.
Michael Torbiak, dono do serviço de concierge sob medida M. Domo Travel, afirma que “Alguns clientes estão animados com a cena de St. Barts, mas outros preferem algo mais privado e isolado. A competição por mesas nos restaurantes é intensa e o tráfego proveniente das festas de iate pode ser desanimador. Alguns clientes simplesmente não querem enfrentar isso.”
Palm Beach continua popular entre a elite do entretenimento da Costa Leste. A companhia aérea privada Vista Jets informou que Palm Beach está entre seus destinos mais requisitados das festas, junto com St. Barts, enquanto a Slate Aviation menciona essas duas localidades, além de Turks e Caicos, como paradas preferenciais. O hotel The Breakers, embora com tarifas pela noite a partir de $3,500, ainda é um local muito buscado por produtores e diretores estabelecidos.
As opções de hospedagem em Turks e Caicos incluem Parrot Cay, Amanyara, The Shore Club e Grace Bay Resorts, que oferecem vilas espaçosas, proporcionando o nível de privacidade que muitos clientes buscam. Curiosamente, lendas como Keith Richards, Donna Karan e Christie Brinkley estão disponibilizando suas casas em Parrot Cay para locação. Segundo Torbiak, “ Meus clientes adoram o Amanyara, que tem vilas de 5 e 6 quartos. Beyoncé acabou de alugar uma lá.”
Dois novos resorts luxuosos estrearam nesta temporada — The Strand, que conta com seu próprio barco, e South Bank, do Grace Bay Resorts — com vilas cercadas por água e atendidas por um concierge de barco para hóspedes e proprietários de iates.
Cap Jaluca, em Anguilla, também está na lista de preferências, aromatizando a estadia dos famosos com seu novo espaço de bem-estar Guerlain, que custou $10 milhões para ser construído, conforme reporta Torbiak. As Bahamas continuam atraindo renomados como Taylor Swift, George Clooney, e Tom Cruise para locais como o Four Seasons Ocean Club.
Para os que buscam discrição total e segurança, aluguéis de vilas em Mustique são uma opção cobiçada. A ilha caribenha, famosa pelas casas de Mick Jagger e Kelly Ripa, também é destino de Bill Gates, Denzel Washington, e Paul McCartney. Contudo, devido ao número limitado de aluguéis e a presença de apenas um hotel, a estadia aqui é bastante concorrida.
Um lugar que requer associação é o Yellowstone Club em Big Sky, onde somente proprietários ou convidados têm acesso. “Você pode se concentrar em nomes como Orlando Bloom, Katy Perry, Bill Gates, Mark Zuckerberg e Justin Timberlake, todos com casas lá”, explica India.
Aspen, sempre atraente, foi palco da performance de Kate Hudson na última semana festiva. Com diversas atrizes fazendo seus aluguéis para a região, a expectativa é que Demi Moore esteja a caminho de Sun Valley. No entanto, são as pistas da Europa que estão em alta este ano.
“Courchevel e Zermatt se tornaram extremamente populares,” comenta Dee Branciforte, vice-presidente executiva da Fischer Travel, uma empresa que cobra $150,000 de taxa de entrada e $25,000 de anuidade. “Existem serviços, culinária, sofisticação, charme alpino e arquitetura que comparando com o que podemos oferecer nos EUA, tudo fica em segundo plano.”
Com um número anormal de restaurantes estrelas Michelin, Courchevel se destaca. “Recebe muitos visitantes, incluindo o príncipe William e Kate Middleton, além de Kate Moss,” acrescenta Couri Hay, um influente na cena social.
Além de que, India está alugando uma casa em Zermatt para uma atriz A-list e sua família, onde as tarifas variam de $10,000 a $20,000 por noite. O nível de segurança e inspeção requerida antes da estadia é elevado, pois alguns clientes são muito famosos para se hospedarem em um hotel durante a semana mais movimentada do ano.
O Natal deste ano tem visto uma onda de celebridades explorando cidades e estações de esqui no Japão. “Estão indo para Tóquio e outras áreas do norte com possibilidades de esqui fora do roteiro,” relata DelliBovi. “Estou vendo quatro grandes nomes indo para lá com suas famílias neste fim de ano, enquanto outros estão se acomodando em novas estâncias de luxo em Niseko que têm aberto recentemente.”
E não se preocupe, ainda veremos aquelas adoráveis fotos de atores interagindo com pinguins e elefantes nesta temporada. Afinal, muitos estão checando itens em suas listas de desejos. “Um dos meus clientes vai para a Antártica por mais de duas semanas com sua esposa e filha. Eles querem ver os pinguins e estão fazendo um cruzeiro na Silversea,” revela Natalie Monzingo, uma agente da Strong Travel.
As duas suítes que reservaram chegaram a $90,000, mas os clientes de Branciforte estão optando por alugar seus próprios barcos para observar focas-leopardo se bronzeando no gelo. “As pessoas estão ostentando riqueza este ano,” finaliza India.
Com um novo refúgio de luxo, o Kisawa Sanctuary na ilha de Bengerra, em Moçambique, está se tornando um novo favorito, de acordo com Torbiak, que explica que foi fundado por um membro da família real dinamarquesa, e é a nova opção de luxo fora do comum.
Independentemente do quão primitiva possa parecer a opção de um destino, o público de Hollywood sempre tem exigências altas sobre como chegar até lá. “Mesmo quando nossos clientes estão voando de maneira privada, eles pedem que pegamos comida do Nobu ou do EAT antes de chegarem ao avião, porque você nunca sabe como será a comida servida a bordo,” comenta Jeff Rose, dono da empresa de transporte executivo Attitude em Nova York, que atende alguns dos maiores nomes da indústria, incluindo Barry Diller. Uma vez, ele montou uma cama na parte de trás do carro para um compositor vencedor do Oscar, e outro cliente pediu ao motorista para entregar presentes antes de voltar para casa. “Ele até pediu que o motorista usasse um traje de Papai Noel e um nariz vermelho para fazer isso,” acrescenta Rose.
Uma versão desta história apareceu na edição do dia 13 de dezembro da revista The Hollywood Reporter. Clique aqui para assinar.