Criar o mundo para um especial de Natal da Netflix com a vibe de um “programa de variedades de feriado à moda antiga” adequado para uma rainha pop moderna não é uma tarefa fácil. Jason Sherwood acreditava que era a pessoa certa para aceitar esse desafio.

Sherwood soube pela primeira vez que Sabrina Carpenter estava planejando fazer um especial de variedades de Natal em julho, apenas algumas semanas antes de ele ser filmado em agosto, como ele mesmo recorda. “Foi uma coisa de quatro semanas. Foi uma verdadeira blitz”, ele relatou ao The Hollywood Reporter em uma videoconferência.

O designer afirma que assim que compreendeu o conceito do especial da cantora, A Nonsense Christmas com Sabrina Carpenter, ficou claro que ele era uma “conexão natural” para o projeto, já que sua formação inclui teatro, música e televisão. Sherwood observa que entendeu rapidamente qual era a visão da cantora para o especial.

Para A Nonsense Christmas – que leva seu nome de uma canção do EP de Natal de 2023 da cantora, Fruitcake – Sherwood trabalhou com Carpenter e a equipe para criar dois sets principais. A cantora que lançou o hit Short ‘N Sweet cultivou uma marca extremamente reconhecível, o que, segundo Sherwood, facilitou o processo de design. “É realmente bonito quando você está criando um palco ou um ambiente para um artista como esse, porque está muito claro quais ideias vão funcionar e quais não vão funcionar”, ele explica.

“Obviamente você quer se esticar e expandir, mas é um processo claro, porque a pessoa que está no centro disso, para quem você está criando, tem uma identidade tão clara, e o público tem uma relação tão clara com essa identidade”, continua ele. “No caso deste [A Nonsense Christmas], foi super fácil perceber desde o início o que Sabrina ficaria empolgada. Ela é uma comunicadora muito clara e tem uma visão precisa sobre o que quer que um projeto seja.”

Sherwood diz que, ao contrário da maioria dos projetos, a equipe projetou todo o show sem saber a setlist ou quais convidados estariam participando do especial. “Tivemos que criar uma [linguagem visual] que fosse adaptável e algo que fosse meio maleável de uma certa forma”, ele diz, acrescentando que a equipe adotou um set de casa para as festas de Natal e um set de performance de fantasia.

O set da casa de Natal foi inspirado em sitcoms dos anos 90 como Friends. “Ela queria que isso tivesse uma sensação de sitcom de verdade antiga. Para ter um pouco de Friends nele, para ter muito clima de festividade”, comenta Sherwood. O espaço de performance de fantasia incorporou elementos do glamour de Hollywood antigo – um palco em camadas e uma grandiosa escadaria – para se encaixar na atmosfera especial.

“Tivemos essas ideias que meio queこ!se alternavam usando essa TV retro antiga”, diz Sherwood. “Às vezes você estava na sala de estar e depois zoomávamos na TV e, em seguida, entrávamos na versão de fantasia disso.”

A Nonsense Christmas apresenta vários duetos – típico do gênero de specials de variedades festivas – com artistas como Tyla, Shania Twain e Kali Uchis. Sherwood diz que a equipe foi capaz de proporcionar algo especial para cada convidado individual. A performance mais aguardada, e a favorita do designer de produção, foi o dueto de Carpenter com a colega pop Chappell Roan. A dupla cantou uma versão do clássico de Natal “Last Christmas” de Wham!

“Como equipe, meio que sugerimos essa ideia de fazer karaoke e eu pensei: ‘E se pegarmos a casa e a deixarmos bagunçada e parecesse que você acabou de fazer um tipo de festa de formatura dos anos 80 se misturando ao Natal enquanto os pais não estivessem em casa?’” Sherwood explica. Ele e a equipe decidiram pegar o set da “casa pura” e “totalmente bagunçá-lo”.

“Colocamos garrafas, copos e pipoca por toda parte, e temos as duas descendo as escadas em vestidos de festa descalças. Elas pegam esses microfones com fio que estão presos à velha TV retro e cantam como se fosse o fim de uma festa”, diz ele. Sherwood observa que a cena com Roan foi um momento em que a equipe pode tomar o design e “virar tudo de cabeça para baixo”.

“Nós conseguimos entregar esse tipo de momento travesso, mas também muito doce entre essas duas figuras em ascensão da cultura pop que conseguiram ser um pouco brincalhonas e espontâneas juntas”, diz Sherwood. “É um momento muito, muito agradável.”

Sherwood parece apreciar o especial por permitir que ele se entregue em sua paixão por Hollywood antigo e por especiais de variedades. “É uma coisa que sempre apreciei como indivíduo, e a razão pela qual eu os amo é que eles transportam você”, diz ele. “Eu acho que transportar as pessoas e convidá-las para algo que parece uma fuga do mundo real e dentro dessa pequena joia de feriado – essa pequena caixa de jóias nossa – é o que eu espero que elas levem embora.”

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