[Esta matéria contém grandes spoilers do Dune: Prophecy na sua temporada final.]
A hierarquia do universo de Dune acaba de mudar.
Não, Dwayne Johnson não teve participação no episódio final da temporada de HBO, Dune: Prophecy. Em vez disso, um outro “rock” ocupa o centro do palco: Arrakis, o planeta desértico que é o coração dos romances de Frank Herbert que inspiram o show.
Embora tenha sido mencionado ao longo da primeira temporada de seis episódios, Dune: Prophecy evitou trazer Arrakis à vida de fato nas telas, exceto por algumas breves, mas importantes, holografias. Agora, a totalidade desse mundo expõe suas maravilhas, graças à cena final do episódio de encerramento. O picante mundo de Arrakis está oficialmente no mapa e pronto para ser explorado na recentemente anunciada segunda temporada.
Na conferência de imprensa realizada na semana passada, a Dune: Prophecy showrunner Alison Schapker disse que a mudança de cenário foi decidida após “uma temporada em que Arrakis exerceu sua influência à distância, seja na economia do spice, no comércio ou nos aspectos psicológicos dessas visões e pesadelos que, de certa forma, são imagens de Arrakis e do passado de Desmond infiltrando-se na consciência de todos.”
“[Nós realmente iremos] e colocaremos os pés no chão nesse espaço de Dune que conhecemos muito bem, mas que mantivemos a distância durante toda a temporada”, acrescentou Schapker sobre a escolha. Ela fez referência a Desmond Hart, interpretado por Travis Fimmel, um leal imperial intenso e inimigo jurado da crescente Bene Gesserit, que exibe um poder literalmente e figurativamente ardente ao longo da primeira temporada. Os poderes de Hart advêm, em parte, de sua experiência em Arrakis, onde foi engolido por um verme da areia, apenas para emergir com novas habilidades. Agora, a Mãe Superior Valya Harkonnen (Emily Watson) chega a Arrakis para aprender mais sobre as raízes de Hart.
“Acho que é muito significativo que Valya esteja de volta lá,” disse Schapker. “Ela está de volta, de certa forma, ao ponto de origem de Desmond, onde ele emergiu com uma história e um mito: ‘Eu sou de Arrakis, e fui engolido por um verme e sobrevivi depois que todo o meu regimento foi assassinado.’ Tudo o que posso dizer é que Valya está lá para descobrir muito mais, dado que ela está de volta onde Desmond emergiu como adversário. E [será] interessante ver o que ela encontrará lá.”
Mas Desmond não é apenas um adversário para Valya; ele também é seu sobrinho. No penúltimo episódio, Dune: Prophecy revelou que Desmond é o produto de um romance entre um Atreides e a irmã Harkonnen de Valya, Tula, interpretada por Olivia Williams. As casas Atreides e Harkonnen são inimigas juradas no momento em que os filmes de Denis Villeneuve exploram a história de Paul Atreides, interpretado por Timothée Chalamet — que, spoiler alert, também é meio-Harkonnen.
Isso significa que Desmond é algum tipo de escolhido milênios antes do tempo de Paul? Essa é uma pergunta que Valya espera responder, com alguns rostos familiares ao seu lado: Keiran Atreides e a Princesa Ynez, interpretados por Chris Mason e Sarah-Sofie Bussing, respectivamente.
“Os Atreides já estiveram lá, mas talvez ele tenha estado aqui uma vez antes, quando estava treinando ou algo assim”, disse Mason à The Hollywood Reporter sobre o que ele espera para a história de Keiran na segunda temporada. “É realmente emocionante ver onde isso vai agora.”
Entre as possíveis direções que a segunda temporada pode tomar, não está apenas a exploração do folclore de Arrakis, mas também o tratamento de uma guerra civil crescente dentro da irmandade de Valya, além da repercussão do assassinato do imperador (interpretado por Mark Strong).
Como Valya, Keiran e Ynez lidarão com todos esses desenvolvimentos mortais? Ainda teremos que esperar um pouco pelas respostas. Mas ao menos sabemos que elas estão a caminho na segunda temporada.
***
Dune: Prophecy está agora disponível para streaming no Max.