O Rei Charles III gravará sua mensagem de Natal do centro de Londres, em uma capela marcada por laços com a comunidade médica, conforme anunciou o Palácio de Buckingham. Essa mudança nos costumeiros locais de gravação reflete não só uma quebra de tradição, mas também o contexto pessoal do monarca, que está enfrentando tratamento contínuo contra o câncer.
O soberano de 76 anos revelou ao público em fevereiro que estava lutando contra um câncer não especificado, mas retornou aos seus deveres oficiais em abril. Recentemente, fontes do palácio afirmaram à CNN que seu tratamento está progredindo de forma positiva e que continuará ao longo de 2025.
Tradicionalmente, a gravação da mensagem festiva acontece em locais como o Palácio de Buckingham ou o Castelo de Windsor. No entanto, para este ano, Charles III optou por gravar sua mensagem na Capela Fitzrovia, localizada em uma área central da cidade, que funcionou como capela de hospital até sua demolição em 1924. O palácio confirmou a escolha de local na tarde da segunda-feira, após a informação ter sido inicialmente divulgada pelo Daily Telegraph.
Essa será a primeira vez em mais de uma década que a mensagem não é gravada nas residências reais. A última ocasião em que isso aconteceu foi em 2006, quando a falecida Rainha Elizabeth II gravou sua mensagem na Catedral de Southwark. O simbolismo do local escolhido não se limita apenas à sua beleza arquitetônica, com características que remetem à arquitetura bizantina, mas também à história que o conecta com a família real. Em 1928, o avô de Charles, o Duque de York (futuro George VI), colocou a pedra fundamental da capela, retornando para sua inauguração em 1935. Desde então, o local passou por restaurações significativas entre 2013 e 2015.
A capela, que é considerada um espaço para “reflexão silenciosa, descoberta e celebração, conectando diversas comunidades de todas as tradições ou nenhuma”, reflete a espiritualidade profunda do Rei Charles III. A escolha do local será vista como uma seleção oportuna em um ano em que tanto ele quanto sua nora, Catherine, Princesa de Gales, enfrentaram desafios relacionados à saúde.
A prática anual do discurso do monarca normalmente acontece no início de dezembro e é transmitida pela televisão e rádio às 15h (10h ET) no dia de Natal, sem dúvida um momento de união e reflexão para o povo britânico.
Inscreva-se no boletim informativo da CNN sobre a realeza, uma atualização semanal que traz informações sobre a família real, suas aparições públicas e os acontecimentos nos bastidores do palácio.