É pertinente que Tyler Nilson e Michael Schwartz’s Los Frikis fala sobre o espírito punk-rock. É realmente a escolha mais punk-rock que eles poderiam ter feito após The Peanut Butter Falcon, seu aclamado indie de 2019 que estrelou Dakota Johnson, Shia LaBeouf e Zack Gottsagen.
Após o sucesso comercial e a indicação para premiações de Peanut Butter Falcon, Nilson e Schwartz foram tentados com todas as ofertas usuais dos grandes estúdios. No entanto, seus corações continuavam se voltando para uma história singularmente desafiadora sobre a experiência cubana na década de 1990. Naturalmente, a admirável decisão de permanecer na esfera independente foi recebida com muitos olhares em branco e cabeçadas em confusão.
“Tivemos uma reunião com um executivo de estúdio que disse: ‘Certo, tenho um filme com duas estrelas de cinema. Você vai pegar um avião esta noite, e vamos filmar isso.’ E nós respondemos: ‘Caramba, isso é incrível, mas estamos trabalhando em um projeto em espanhol sobre HIV e punk rockers.’”, Schwartz recorda em conversa com The Hollywood Reporter. “ Naquele momento, pensei: ‘Oh meu Deus, ele respeita nossa determinação na nossa visão criativa.’ Mas, olhando para trás, acho que ele estava nos vendo como idiotas, e ele pode não estar errado. Optamos por um caminho difícil.”
A decisão não convencional de Nilson e Schwartz em atrasar a segurança de um projeto de estúdio em favor de uma história cubana sobre punk rockers que se auto-injetaram com HIV foi tão controversa que lhes custou seus representantes na época. Seus representantes agora ex-membros ao lado deles quando Peanut Butter Falcon lutava para ganhar tração nos festivais e distribuição, até sua estreia mundial no festival South by Southwest de 2019, levando ao prêmio do público e uma distribuição teatral através da Roadside Attractions. Portanto, a dupla foi incentivada a seguir o caminho mais fácil para seu segundo esforço, mas, apesar de conhecer os obstáculos, Nilson e Schwartz não conseguiam se livrar de seus instintos narrativos.
“Não foi inteligente o que fizemos. Nós entendemos isso”, admitiram Schwartz e Nilson. “E [nossos ex-representantes] estavam certos: Los Frikis tem sido difícil. Eles previram isso… e disseram: ‘Não queremos que você passe por aquilo novamente.’ E por ingênua ou hubris ou pela busca incessante pela arte, decidimos fazer Los Frikis mesmo assim.”
Os co-autores e diretores não são avessos a projetos de grandes estúdios ou franquias. Na verdade, eles estão atualmente desenvolvendo uma nova versão de Treasure Island para a Disney. Se Peanut Butter Falcon foi um riff moderno sobre As Aventuras de Huckleberry Finn de Mark Twain, a dupla tem outra abordagem intrigante em mente para o próprio clássico de Robert Louis Stevenson.
“É uma versão de surfista australiano de Treasure Island, e se eles [Disney] realmente fizerem, seria muito divertido. Tem as vibrações que nós temos, e há uma família encontrada, irmandade, drama e energia de outsiders,” diz Schwartz, com Nilson acrescentando: “Tem a pátina do mundo do surfe dos anos 70.”
Quanto a Los Frikis, o drama situado em 1991 acompanha dois irmãos cubanos, Gustavo (Eros de la Puente) e Paco (Héctor Medina), sendo que Paco é o vocalista de uma banda punk underground, exemplificando o movimento “Los Frikis” que emergiu da proibição de décadas de Fidel Castro ao rock. Além das forças policiais pressionando-os, os irmãos mal conseguem se alimentar em um momento de crise econômica e grande escassez. Assim, eles chegam a um perigoso cruzamento: ou se arriscam no mar rumo à América ou se injetam com HIV para viver em relativo conforto em um sanatório à beira-mar. Gustavo e Paco escolheram a última opção de maneiras distintas, mas estão igualmente ingênuos quanto à severidade do vírus e a rapidez com que uma cura estaria disponível.
Nilson e Schwartz se esforçaram para fazer o filme o mais autenticamente possível, e assim buscaram a ajuda de produção de Phil Lord e Chris Miller (Lord Miller), já que o primeiro é cubano-americano. Lord não tomou a oportunidade de forma leviana, e Nilson e Schwartz prometeram não deixar pedra sobre pedra quando se tratou de representar a comunidade cubana da família materna dele.
<p class="paragraph larva // a-font-body-m “Phil Lord realmente gostou de Peanut Butter Falcon, e conseguimos uma reunião com ele e Chris [Miller],” compartilha Schwartz. “E Phil explicou: ‘Isso é muito importante para mim. Esta é minha comunidade. Se fizermos um bom trabalho, isso é ótimo, mas se errarmos, isso fica na minha responsabilidade. Portanto, se nós fizermos isso, vou precisar do comprometimento de prestar atenção a cada detalhe’.”
Abaixo, durante uma conversa recente com THR em apoio à expansão teatral de Los Frikis no dia de Natal, Nilson e Schwartz discutem também os principais apoios que receberam de Dave Grohl, David Fincher, Barry Manilow e Adria Arjona.
<p class="paragraph larva // a-font-body-m “Após sairmos de Peanut Butter Falcon, vocês encararam um tour de reuniões com estúdios? Ouviram diversas propostas?”
<p class=" paragraph="" larva="" a-font-body-m="" “o="" tour="" de="" reuniões,="" isso="" é="" engraçado.”
<p class="paragraph larva // a-font-body-m “Sim, foram algumas boas reuniões.”
<p class=" paragraph="" larva="" a-font-body-m="" “sim,="" realizamos="" o="" tour="" e="" algumas="" oportunidades="" foram="" apresentadas.="" mas="" sentimos="" que="" Los Frikis estava realmente nos falando, criativa e espiritualmente. Parecia a coisa certa a fazer. Mas, a partir de agora, quero começar a usar a expressão ‘tour de reuniões’.”
<p class="paragraph larva // a-font-body-m “Falei com alguns diretores que estavam um pouco cientes de que haviam mudado a partir de um conceito independente a um filme de uma franquia. Isso tem se tornado uma trajetória comum atualmente. Alguma vez vocês foram tentados por uma versão dessa oportunidade?”
<p class=" paragraph="" larva="" a-font-body-m="" “sim,="" e="" ainda="" queremos="" fazer="" isso.="" algumas="" histórias="" são="" um="" pouco="" ousadas="" demais="" para="" os="" estúdios,="" Los Frikis é uma delas. Mas ainda podemos nos sentir criativamente satisfeitos com algumas histórias em um nível mais amplo. Estamos trabalhando em Treasure Island para a Disney. É uma versão surfista australiano de Treasure Island, e se eles realmente fizerem, seria muito divertido. Tem as vibrações que nós temos, e há uma família encontrada, irmandade, drama e energia de outsiders.”
<p class="paragraph larva // a-font-body-m “Então não estamos contra isso. E embora tenhamos falado sobre fazê-los, estamos tão focados em Los Frikis.”
<p class=" paragraph="" larva="" a-font-body-m="" ““quando="" vocês="" contaram="" a="" seus="" representantes="" que="" queriam="" focar="" em="" outra="" história="" altamente="" específica,="" uma="" está="" linguagem="" estrangeira,="" eles="" começaram="" loosening="" laços?="" ”
<p class="paragraph larva // a-font-body-m “Essas são boas perguntas que vamos conversar de forma indireta, mas não estamos mais com esses representantes. E eles eram bons representantes.”
<p class=" paragraph="" larva="" a-font-body-m="" “não="" foi="" inteligente="" o="" que="" fizemos.="" nós="" entendemos="" isso,="" e="" quando="" as="" pessoas="" estão="" preocupadas="" com="" seus="" melhores="" interesses,="" recomendam="" coisas="" ajudarão="" você="" a="" ter="" sucesso,="" especialmente="" se="" compreenderam="" luta.="" Peanut Butter Falcon não conseguiu entrar nos primeiros dez festivais que foram enviados. Não obteve distribuição [por um tempo], e eles viram como foi doloroso para nós e toda a equipe. E estavam realmente se preocupando, pensando: ‘Não queremos que você passe por isso de novo.’ Além disso, se você tem um filme maior com uma estrela de cinema e um estúdio, você apenas se concentra na qualidade do trabalho que está fazendo até que saia. E eles estavam certos: Los Frikis tem sido difícil. Eles viram isso à distância. Eles notaram o quão difícil isso seria e disseram: ‘Não queremos que você passe por isso novamente.’ E por ingênua ou hubris ou pela incessante busca pela arte, decidimos fazer Los Frikis de qualquer forma.”
<p class="paragraph larva // a-font-body-m “Quando suas duas opções na vida são arriscar a vida em uma jangada improvisada no mar ou se injetar com HIV a fim de garantir três refeições por dia, isso é tão angustiante quanto se pode imaginar. Como você chegou à base dessa experiência cubana nos anos 90?”
<p class=" paragraph="" larva="" a-font-body-m="" “tyler="" e="" eu="" somos="" atraídos="" por="" histórias="" muito="" específicas="" de="" outsiders,="" resiliência="" alegria="" diante="" circunstâncias="" realmente="" difíceis.="" nós="" temos="" amigos="" cubanos="" e,="" enquanto="" passamos="" alguns="" meses="" lá,="" ouvimos="" essa="" história="" [dos="" anos="" 90],="" entre="" muitas="" outras,="" sobre="" o="" povo="" cubano.="" então="" havia="" uma="" sensibilidade="" lá="" que="" ressoou="" conosco.="" eles="" a="" descrevem="" como="" humor="" coveiro.="" as="" coisas="" têm="" sido="" difíceis="" em="" cuba="" décadas,="" mas="" existe="" seriedade="" enraizada="" na="" arte="" no="" mesmo="" nas="" mais="" desafiadoras.="" então,="" tyler="" dissemos:="" ‘que="" queremos="" expor="" ao="" mundo?’="" esta="" foi="" queríamos="" colocar="" mundo.”
<p class="paragraph larva // a-font-body-m “Há muitos filmes e histórias sendo contados que eu já vi antes. E não quero dizer que haja algo de errado em remakes. Não é isso que estou falando. Falo mais sobre algo como a fórmula clássica de comédia romântica que já vimos antes. Mas eu nunca ouvi uma história que tivesse um motor tão poderoso quanto esta, então parecia um bom sentido tentar.”
<p class=" paragraph="" larva="" a-font-body-m="" “eu="" presumo="" que="" você="" tenha="" ficcionalizado="" muitas="" dessas="" histórias="" de="" personagens="" dentro="" dessa="" premissa="" da="" vida="" real,="" mas="" já="" encontrou="" algum="" relato="" em="" alguém="" se="" passou="" por="" um="" hiv="" positivo="" para="" entrar="" sanatório?”
<p class="paragraph larva // a-font-body-m “Não encontramos um relato em que alguém se passou para entrar em um sanatório, mas sim, Los Frikis é baseado em eventos reais. É como um filme da Segunda Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial aconteceu, mas O Resgate do Soldado Ryan não. Essa é nossa analogia sobre isso. Então, esses tipos de coisas aconteceram, e nós lemos e pesquisamos por anos. Os cubanos se injetaram com HIV para entrar nesses sanatórios e fizemos o nosso melhor para desenvolver uma história que poderia acontecer dentro daquele espaço. Definitivamente, havia o espírito de certas pessoas ou o arquétipo de um cuidador, mas tentamos ser o mais respeitosos possível. Não estávamos contando uma história de vida específica; estávamos contando a história de todas as pessoas naquele sanatório. Víamos fotos de caras jogando baseball, e um cara estaria usando um cabelo postiço enquanto jogava baseball e fumava um cigarro. Então dissemos: ‘Esse cara tem estilo. Vamos garantir que ele seja representado de nossa melhor forma no filme.’”
<p class=" paragraph="" larva="" a-font-body-m="" “pensamos="" muito="" nisso="" ao="" perguntarmos="" se="" iríamos="" fazer="" um="" biográfico="" sobre="" pessoas="" específicas="" ou="" não.="" e="" à="" medida="" que="" iniciamos="" o="" processo="" de="" escrever="" roteiro,="" percebemos="" que,="" mesmo="" após="" anos="" pesquisa,="" nunca="" saberíamos="" seus="" segredos,="" suas="" vidas="" amorosas="" disseram="" em="" conversas.="" preencher="" arcos="" personagens="" para="" filme="" funcionar="" pode="" forçar="" coisas="" não="" eram="" verdadeiras="" nos="" indivíduos="" específicos.="" então="" dissemos:="" ‘vamos="" prestar="" uma="" homenagem="" às="" viveram="" isso="" da="" melhor="" forma="" possível,’="" foi="" os="" arquétipos.”
Como criança, eu reclamava de ter que esperar uma hora para tocar minha música favorita no MTV ou KROQ. Mas esses jovens cubanos, a risco de prisão, tiveram que rigar ilegalmente uma antena no local perfeito para poder gravar Nirvana pelo rádio. Isso realmente coloca as coisas em perspectiva, não é mesmo?
<p class="paragraph larva // a-font-body-m “Sim, enquanto crescia, minha mãe poderia ficar brava comigo por ouvir algo que não queria que eu escutasse, mas em Cuba, você realmente poderia ir para a cadeia por isso. E não havia uma lei específica escrita sobre isso. Você poderia ir para a cadeia por ouvir rock ou por tocá-lo. Você também poderia ir para a cadeia por ser gay. Mas não havia leis específicas que banissem rock and roll. Era apenas Fidel Castro dizendo: ‘É a música do inimigo.’ Assim, o sistema legal e as leis eram um pouco mais indefinidos em Cuba, mas o perigo realmente estava ali.”
<p class="paragraph larva // a-font-body-m “Eu realmente me conectei com este filme, pois, como a banda de Gustavo, a primeira música que aprendi a tocar com um amigo foi “Come As You Are” do Nirvana.”
<p class=" paragraph="" larva="" a-font-body-m="" “oh,="" que="" legal!”
<p class="paragraph larva // a-font-body-m “É relativamente fácil limpar músicas do Nirvana hoje em dia? Eu me lembro de uma época em que você não conseguia até que Six Feet Under abriu as portas em 2005.”
<p class=" paragraph="" larva="" a-font-body-m="" “deveria="" ter="" sido="" mais="" difícil="" do="" que="" foi="" para="" nirvana.="" começamos="" indo="" à="" empresa="" controla="" os="" direitos="" dos="" rolling="" stones,="" e="" eles="" pediram="" um="" milhão="" de="" dólares="" [por="" “jumpin’="" jack="" flash”],="" teria="" a="" maior="" parte="" orçamento="" deste="" filme.="" então="" dissemos:="" ‘não,="" não="" podemos="" fazer="" isso.’="" mas="" nosso="" ótimo="" supervisor="" música="" [kier="" lehman]="" conhecia="" as="" pessoas="" nirvana="" sua="" gestão,="" ele="" disse:="" ‘você="" pode="" ler="" essas="" páginas?’="" acho="" dave="" grohl="" recebeu="" cena="" em="" diz:="" ‘gustavo="" nestor="" fazem="" pior="" versão="" da="" história="" rock.’="" é="" quando="" estão="" no="" celeiro="" tocando="" “come="" you="" are.”="" [dave="" grohl]="" ‘cara,="" isso="" legal.="" sim,="" faremos,="" faremos="" pelo="" mínimo.’="" teve="" obter="" permissão="" krist="" novoselic="" courtney="" love,="" acho,="" voltaram="" disseram:="" ‘sim,="" vamos="" isso.="" parece="" legal.’="" depois="" voltamos="" licenciamento="" stones="" igualar="" o="" acordo="" nos="" deu?’="" fizeram.”
<p class="paragraph larva // a-font-body-m “Uma manobra brilhante.”
<p class=" paragraph="" larva="" a-font-body-m="" “barry="" manilow="" foi="" na="" verdade="" o="" mais="" difícil="" de="" limpar.="" gerente="" dele="" estava="" como:="" ‘você="" está="" fazendo="" piada="" a="" vida="" toda="" no="" filme.'”
<p class="paragraph larva // a-font-body-m “Até que não.”
<p class=" paragraph="" larva="" a-font-body-m="" “sim,="" estávamos="" dizendo:="" ‘não,="" até="" não.="" assista="" ao="" filme.’="" barry="" manilow="" tem="" seu="" próprio="" arco,="" e="" isso="" nos="" levou="" meses="" para="" conseguir="" que="" o="" gerente="" de="" assistisse="" filme.="" quando="" finalmente="" fez,="" ele="" escreveu="" ‘É="" um="" filme="" lindo.="" claro="" você="" pode="" usar="" a="" música="" [“copacabana="" (at="" the="" copa)”],="" desde="" não="" corte="" linha:="" ‘barry="" fucking="" manilow.’”
Adria Arjona me falou sobre Los Frikis há dois anos e meio, e desde então, ela deu um grande salto em sua carreira. A participação dela fez diferença em cada etapa?
<p class="paragraph larva // a-font-body-m “Sim, é tudo. Além de ser a protagonista feminina, ela também é produtora do filme, e a envolvemos em todas as discussões, criativamente. Quando você tenta financiar um filme pequeno, ter uma estrela de cinema a bordo é realmente útil, então ela foi a estrela que permitiu que o financiamento acontecesse. Isso também nos permitiu escalar o restante do elenco com cubanos e menos conhecidos atores cubanos. Portanto, somos super gratos a ela. Ela esteve conosco em cada etapa, durante anos, enquanto nos preparávamos. E durante o covid, havia um grande debate: ‘Podemos filmar isso em Cuba? Podemos filmar isso no México? Deveríamos considerar Porto Rico ou a República Dominicana?’ E, no final, escolhemos a República Dominicana. Portanto, não foi apenas a melhor atriz e a produtora mais legal, mas também a pessoa mais legal na vida real.”
<p class=" paragraph="" larva="" a-font-body-m="" “talvez="" duplas="" de="" diretores="" sempre="" fiquem="" olho="" um="" no="" outro,="" mas="" não="" consegui="" encontrar="" conexões="" entre="" vocês="" e="" lord="" miller.="" pode="" ser="" que="" exista="" uma="" firma="" advogados="" em="" comum.”
<p class="paragraph larva // a-font-body-m “Risos”
<p class=" paragraph="" larva="" a-font-body-m="" “os="" phil="" e="" chris="" assistiram="" a="" uma="" exibição="" antecipada="" insistiram="" em="" se="" juntar="" como="" produtores?”
<p class="paragraph larva // a-font-body-m “Não, semelhante a Adria, eles também estavam presentes desde o início. Você quer ter certeza de que vai fazer um filme desse tipo da maneira certa, e nos primeiros anos não estávamos convencidos de que conseguiríamos fazer da maneira certa. Mesmo quando estávamos escrevendo, pensamos que poderia ser um excelente material de escrita. Se não pudéssemos conseguir um produtor cubano, um elenco cubano e as pessoas certas, então não faríamos. Portanto, Phil Lord, que é cubano-americano, realmente gostou de Peanut Butter Falcon, e conseguimos uma reunião com ele e Chris [Miller]. Dizemos: ‘Temos um filme cubano para você, e adoraríamos que vocês dois se juntassem como produtores.’ E houve certa resistência no início, já que eles tinham feito principalmente filmes de estúdio. Na verdade, eles não tinham feito muitos filmes independentes. E Phil explicou: ‘Isso é muito importante para mim. Essa é a minha comunidade. Se fizermos bem, será ótimo, mas se errarmos, ficará por minha conta. Então, se viemos fazer isso, precisarei do comprometimento de prestar atenção a todos os detalhes, contratar as pessoas certas, escalar as pessoas certas, se envolver comigo e ser cuidadosos em cada passo.’ E dissemos: ‘Claro.’ Então, Phil nos conectou com Héctor Medina, que interpreta Paco no filme.
<p class=" paragraph="" larva="" a-font-body-m="" “uma="" performance="" incrível.”
<p class="paragraph larva // a-font-body-m “Sim, e Héctor, nos primeiros seis meses, foi apenas um consultor de roteiro. Ele nos ajudou a garantir que todos os detalhes cubanos estivessem corretos. Durante a pandemia, nos reuníamos no Zoom de duas em duas semanas e ele dizia: ‘É assim que diríamos isso,” ou, “Essas são as frutas de que falamos.’ Então, ele foi tão educado e calado. Ao final de seis meses, travamos o roteiro e ele disse: ‘Quero estar no filme.’ E nós dissemos: ‘Ok, legal. Vamos encontrar um espaço para você e te daremos uma linha. Agradecemos todo o seu trabalho.’ Mas então ele disse: ‘Quero ser Paco.’ E nós dissemos: ‘Ok, veremos.’ Então, fizemos com que ele gravasse um vídeo da última cena na praia onde há três ou quatro camadas de coisas acontecendo ao mesmo tempo, e ele simplesmente fez perfeito contra uma parede azul. Foi como na cena do filme. Então, Tyler e eu dissemos: ‘Acho que encontramos nosso Paco.’ Ele se tornou este lobo. Continuávamos dizendo: ‘Energia de lobo’, porque ele teve o coração desde o começo. Portanto, ele desenvolveu a energia de lobo de Paco ao longo de meses enquanto aprendia a cantar e tocar guitarra. Ele perdeu cerca de 13 quilos apenas caminhando 20 milhas por dia e limitando sua dieta. Ele se tornou o líder do grupo e fez um trabalho incrível. Portanto, sua escalagem veio de Phil Lord e seu primo, que fez um filme com Héctor, e apenas estar abertos às pessoas que são melhores para o trabalho.”
<p class=" paragraph="" larva="" a-font-body-m="" “eu="" sempre="" admirei="" o="" apoio="" que="" cineastas="" oferecem="" uns="" aos="" outros,="" e="" esse="" é="" um="" exemplo="" perfeito.="" a="" seção="" de="" agradecimento="" filme="" também="" inclui="" uma="" lista="" todos="" os="" diretores="" ofereceram="" notas="" em="" corte="" ou="" script,="" então="" david="" fincher="" esteve="" realmente="" parte="" sua="" rede="" expertises?”
<p class="paragraph larva // a-font-body-m “Ele não fez parte de nossa rede, mas ele mereceu um agradecimento. Quando estávamos filmando na República Dominicana, ele estava filmando The Killer com Michael Fassbender. Havia uma gigantesca perseguição de carro na rua que estávamos filmando, e estávamos como: ‘Nossas cenas estão arruinadas. Estão saindo carros e há caos por todos os lados.’”
<p class=" paragraph="" larva="" a-font-body-m="" “todo="" o="" acampamento="" base="" dele="" estava="" no="" nosso="" plano.”
<p class="paragraph larva // a-font-body-m “Então, nosso primeiro AD [James Grayford] foi até a equipe do Fincher. Fincher então saiu, e nosso primeiro AD disse: ‘Ei, somos esse pequeno filme independente. Você é muito maior do que nós.’ E estavam: ‘Sim, vamos nos mudar. Cuidaremos de vocês. Não se preocupe.’”
<p class=" paragraph="" larva="" a-font-body-m="" “eles="" sacramentaram="" um="" dia="" de="" filmagem="" para="" que="" pudéssemos="" filmar="" nossa="" cena.="" É="" cinco="" minutos="" dentro="" do="" filme="" onde="" os="" irmãos="" estão="" dizendo:="" ‘com="" o="" rock="" and="" roll,="" você="" pode="" sentir="" isso.’="" eles="" falando="" sobre="" rolling="" stones="" e="" kurt="" cobain.="" mas,="" ao="" fundo,="" se="" fincher="" não="" tivesse="" movido,="" teria="" visto="" trailers="" caminhões="" buffet="" toda="" aquela="" coisa.”
<p class="paragraph larva // a-font-body-m “Há informações sobre vocês que estão muito limitadas. Como vocês se conhecerem?”
<p class=" paragraph="" larva="" a-font-body-m="" “nós="" morávamos="" no="" mesmo="" prédio,="" e="" eu="" já="" tinha="" uma="" vibração="" com="" o="" mike="" logo="" de="" início.="" ele="" estava="" trabalhando="" como="" editor="" assistente,="" fazendo="" comerciais.="" um="" pouco="" atuação="" em="" comerciais="" tentando="" escrever="" também,="" portanto,="" éramos="" apenas="" dois="" jovens="" los="" angeles="" descobrir="" isso.="" durante="" a="" noite,="" todos="" nós="" nos="" reuníamos="" minha="" casa="" conversávamos="" sobre="" filmes.="" assim,="" construímos="" amizade="" primeiro,="" nem="" sequer="" pensávamos="" trabalhar="" juntos="" por="" mais="" seis="" ou="" sete="" anos.="" trabalhei="" curta-metragem="" outra="" pessoa,="" não="" consegui="" completar.então,="" veio="" realmente="" ajudou="" editor.="" fizemos="" algumas="" filmagens="" adicionais="" foi="" se="" sempre="" estivéssemos="" juntos.="" temos="" trabalhado="" desde="" então.”
<p class="paragraph larva // a-font-body-m “Eu nunca quis ser diretor. Não acho que Tyler quis também. Eu era editor e ajudei Tyler a finalizar esse curta-metragem. Depois, nós nos oferecemos como voluntários em um acampamento para pessoas com e sem deficiência na Venice Beach, e conhecíamos Zack Gottsagen, que mais tarde se tornou a estrela de Peanut Butter Falcon. Ele foi quem realmente nos transformou em diretores. Ele teve uma conversa sobre querer ser estrela de cinema e dissemos: ‘Zack, não há muita gente escrevendo filmes para você ou fazendo filmes para você. Você tem Síndrome de Down. É difícil para todos, mas é ainda mais difícil para você.’ Ele assistiu ao nosso curta [The Moped Diaries], e disse: ‘Bem, vocês são cineastas, vocês deveriam me fazer um longa.’ E pareceu uma ideia ótima, então Tyler e eu decidimos escrevê-lo. Pegamos livros da biblioteca para aprender como escrever filmes, e Peanut Butter Falcon foi o primeiro roteiro que escrevemos. Originalmente, iríamos tentar fazê-lo apenas nós três. Nosso amigo Dave ia operar a câmera, eu ia editar e Tyler ia interpretar o papel de Shia LaBeouf. Mas não conseguimos descobrir como fazer isso ou encontrar os 30 mil dólares que levaria para fazê-lo realmente pequeno. Então, basicamente filmamos um trailer para isso e mostramos para as pessoas. Acabamos conseguindo produtores indicados ao Oscar, Shia LaBeouf, Dakota Johnson e Thomas Haden Church, então o projeto acabou crescendo. Mas foi divertido. Nossa abordagem como diretores é contratar pessoas que são mais inteligentes do que nós e confiar nelas. Vamos dar conselhos ou pequenas dicas, se necessário, e embora não quero que isso soe da maneira errada, não somos diretores ‘visionários’. Nós não chegamos ao set sabendo o que o filme vai ser. Chegamos e nos alinhamos na colaboração. Se o DP apresenta uma ideia de filmagem ou um ator sugere uma atmosfera ou algo diferente, estamos ali para captar todos esses momentos e depois montá-los juntos. Então, realmente nos apaixonamos pela direção enquanto fazíamos The Peanut Butter Falcon, e simplesmente queremos continuar.”
<p class=" paragraph="" larva="" a-font-body-m="" “como="" você="" mencionou="" antes,="" Treasure Island pode ser o próximo, mas a sua reimaginação de Riders of Justice ainda está em andamento?”
<p class="paragraph larva // a-font-body-m “Sim, muito. Aprendemos que temos que ter cinco ou seis coisas acontecendo ao mesmo tempo para dar a melhor chance de trabalharmos a cada dois anos. Se nos concentramos em uma coisa, os horários dos atores podem mudar ou os estúdios e financiadores podem mudar. Então escrevemos três ou quatro coisas pelas quais estamos realmente animados e estamos abertos ao que vier primeiro. Mas todas as coisas que escrevemos ou que estamos associados têm um espírito semelhante de outsiders com qualidade de família encontrada e um toque positivo, mesmo dentro do dramas. Minha experiência com dificuldades — e a experiência de outras pessoas que vivenciam dificuldades, sejam cubanas ou bósnias — muitas vezes inclui humor e resiliência nessa existência. E muitos dramas pesados parecem irreais em quão pouco se aprofundam na dor ou no conflito. Portanto, Tyler e eu — e isso é verdade para Lord Miller também — estamos interessados em encontrar um equilíbrio mais realista entre tonalidades que é mais leve ou mais agradável do que as pessoas podem esperar de uma história como Los Frikis. Então veremos o que vem a seguir. Eu apenas sei que ficaremos animados com qualquer coisa que pudermos fazer. É um presente sempre que você tem a oportunidade de criar algo.”
<p class=" paragraph="" larva="" a-font-body-m="" Los Frikis será exibido em cinemas selecionados em todo o país no dia de Natal.
blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot( ‘nativecontent’, ‘gpt-dsk-native-article-bottom-uid15’ )
.setTargeting( ‘pos’, ‘article-bottom-dsk-tab’ )
.setSubAdUnitPath(“native/article-bottom”)
.addSize([[6,6]])
.exemptFromSleep()
;
});