Relações amigáveis entre atrizes de séries icônicas reveladas em especial de aniversário
No cenário vibrante da televisão dos anos 1960, duas séries se destacaram entre as mais amadas pelo público: “Bewitched” (A Feiticeira) e “I Dream of Jeannie” (Jeannie é um Gênio). Essas produções, que encantaram gerações, foram filmadas no mesmo estúdio, a Columbia Pictures, que era um ponto de ebulição criativa durante o auge de suas exibições. Além dessas duas séries, outras produções notáveis como “The Flying Nun”, “The Monkees” e “The Partridge Family” também eram filmadas nas cercanias, formando uma verdadeira comunidade artística. As gravações dessas séries, distribuídas em um período em que a criatividade e a inovação da televisão estavam em alta, geraram rumores acerca de uma suposta rivalidade entre as protagonistas Elizabeth Montgomery, de “Bewitched”, e Barbara Eden, de “I Dream of Jeannie”. Em um especial comemorativo de 60 anos de “Bewitched”, exibido em 2013, Eden afastou essas especulações, revelando que as duas atrizes eram, na verdade, próximas e mantinham uma relação cordial.
Durante sua participação no documentário, Barbara Eden destacou a boa convivência que tinha com Elizabeth Montgomery, mencionando que ambas estavam grávidas na mesma época e que seus filhos nasceram quase simultaneamente. Eden compartilhou que, ao contrário das narrativas criadas por produtores e pela mídia, não existiu qualquer rivalidade real entre as duas. Ela reforçou que os encontros diários nos sets eram bons momentos de interação e descontração. Acompanhada por um clipe da atuação de Sally Field na série “The Flying Nun”, Meadows narrou a dinâmica das camarins, revelando que o ambiente era animado e repleto de boa música, onde Eden costumava cantar incessantemente. Com uma pitada de humor, Field relembrou a forma como Montgomery reagia às canções: “Ela não para de cantar!”, imitando uma expressão divertida da colega.
O especial ainda trouxe à tona a relação entre as roteiristas e Elizabeth Montgomery, que, embora tivessem algumas frustrações com as semelhanças nas histórias contadas em ambas as produções, nunca geraram animosidade entre o elenco. “I Dream of Jeannie”, exibida de 1965 a 1970 pela NBC, trazia a história de uma gênio (interpretada por Eden) que é encontrada por um astronauta, papel do ator Larry Hagman. Por sua vez, “Bewitched” foi ao ar pela ABC durante oito temporadas, de 1964 a 1972, contando a história de Samantha, uma bruxa que se casa com Darrin, um homem comum, e tenta se adequar à vida suburbana. Ambas as séries, ao longo dos anos, se tornaram clássicos da televisão, marcando a cultura popular de sua época e conquistando espaços permanentes nos corações dos fãs.
Para muitos, a narrativa que permeava as interações dentro do set de filmagens de “Bewitched” e “I Dream of Jeannie” vai além do glamour das produções. A evidência de uma convivência positiva entre Elizabeth Montgomery e Barbara Eden é um reflexo da dinâmica saudavelmente competitiva que frequentemente ocorre entre co-estrelas de grande sucesso. No atual cenário televisivo, onde reboots e continuações se tornam cada vez mais comuns, Barbara Eden expressou seu apoio à ideia de um reboot de “I Dream of Jeannie”, afirmando que é uma ideia promissora e bem-vinda. Isso demonstra não apenas sua atitude positiva em relação ao legado de sua série, mas também como as antigas gerações de TV podem continuar influenciando e cativando novas audiências.
Em caráter conclusivo, o especial de 60 anos de “Bewitched” nos proporcionou uma visão aprofundada das relações interpessoais entre as atrizes que, há seis décadas, encantaram os lares americanos. A reiteração por parte de Barbara Eden sobre a inexistência de uma rivalidade entre ela e Elizabeth Montgomery serve como um lembrete de que as grandes histórias de televisão vão além do que é exibido nas telas, revelando laços de amizade e respeito que perduram ao longo do tempo. O legado dessas séries icônicas continua a inspirar novas gerações, tanto em frente às câmeras quanto por trás delas, provando que a magia da televisão está, acima de tudo, nas relações humanas que se formam durante as filmagens.