Recentemente, as influenciadoras digitais Kylan e Izzy Darnell se tornaram alvo de críticas nas redes sociais, após compartilharem vídeos de seus luxuosos presentes de Natal recebidos de seus pais. A controvérsia começou no TikTok, onde usuários questionaram a autenticidade das bolsas e sapatos de grife, sugerindo que os itens eram falsificados. Em resposta a essas alegações, as irmãs decidiram se manifestar através de novos vídeos, mantendo a interação com seus seguidores e confrontando as acusações.
No dia 25 de dezembro, data em que publicaram um vídeo mostrando seus regalos, as irmãs foram recebidas com diversos comentários céticos. Um usuário, por exemplo, ironizou: “Você comprou isso no Walmart? Eu tenho a mesma bolsa!” Outras pessoas seguiram a linha de questionamento, exigindo recibos que comprovassem a autenticidade dos itens apresentados. Em resposta, Izzy Darnell, de 18 anos, publicou um vídeo de quase três minutos no dia 27 de dezembro, expressando seu descontentamento com as reações negativas. “De alguma forma, vocês estão odiando tanto que tentam me fazer odiar meus presentes de Natal que meus pais trabalharam duro para me dar. Não sou eu, sou você. Sinto muito, mas para as pessoas neste aplicativo tentarem intimidar uma adolescente a odiar o que seus pais lhe deram é algo absurdo,” afirmou Izzy, com um tom de deboche, antes de declarar: “Vocês estão insanos.”
Num vídeo que foi posteriormente excluído, mas que foi clippado por outros usuários, Kylan, de 20 anos, aparentemente admitiu que alguns presentes eram de fato falsos. “Algumas das minhas coisas que são de grife são reais e algumas são falsas. Eu pensei que isso fosse, tipo, uma coisa de todo mundo,” explicou Kylan, acrescentando: “Não pretendi ofender ninguém, mas quando minha mãe me entrega um presente de Natal, fui criada para ser grata pelo que ganhei.” O tom autêntico com que Kylan tratou a questão contrasta com a pressão que as influenciadoras enfrentam na esfera digital.
Em um movimento que se mostrou bastante estratégico, no dia 28 de dezembro, Izzy se juntou a Kylan, criando um novo vídeo para mostrar um segundo lote de presentes que haviam recebido, em resposta à avalanche de ódio nas redes sociais. “Já que todos aqui são hater de D1, vocês fizeram meus pais se sentirem tão mal por causa dos nossos presentes de Natal,” disse Izzy ao se dirigir aos críticos. A argumentação se desenvolveu em tom humorístico quando Izzy declarou que seus pais foram às compras novamente, reafirmando a autenticidade de suas aquisições.
Izzy continuou a sua defesa, afirmando: “Então, eles foram e nos compraram tudo novo – e, não só compraram as mesmas bolsas novamente para que pudéssemos ter mais, mas também temos reais e falsos. Recibo? Deem-nos o recibo.” Nesse momento, Kylan segurou o telefone para exibir o que parecia ser um recibo legítimo da loja online FWRD. A dinâmica entre as irmãs continuou leve e irônica quando Izzy brincou: “Não apenas ganhamos essas bolsas – mostra as t——s,” referindo-se a seus atributos e passando a mensagem de que se sentiam orgulhosas do que eram.
“Isso é real, pessoal. Nós nunca compartilharíamos um recibo ou qualquer coisa do tipo, porque não somos desse jeito, e não acreditamos nisso,” disse Kylan, acrescentando um ar de empoderamento ao todo o relato. Izzy, com entusiasmo, exclamou: “Mas vocês pediram!” A mensagem se tornava claro: a interação com os críticos serviu como combustível para uma nova apresentação.
No final do vídeo, as irmãs abriram três novos presentes, que incluíam uma bolsa Louis Vuitton e uma Chanel da mesma loja. Ao concluir, Kylan agradeceu tanto aos críticos quanto aos fãs, deixando uma mensagem positiva diante do desafio que enfrentaram. “Esta é nossa haul de Natal, e amamos todos vocês. Esperamos que vocês tenham tido uma temporada de festas incrível, e agradecemos por nos clicar, pois não estaríamos aqui sem vocês,” finalizou Kylan, mostrando que mesmo diante do ódio, o amor e a solidariedade se mantêm.
A controvérsia envolvendo Kylan e Izzy Darnell é um lembrete de como a era digital pode amplificar discussões sobre classes sociais e consumismo. Com o advento das redes sociais, a forma como nos relacionamos com a autenticidade e a imagem da mulher influenciadora se manifesta em cada post, provocando sempre um debate acalorado.
Leia mais sobre a influência de redes sociais no comportamento jovem.