Hwang Dong-hyuk conta ao The Hollywood Reporter o que está por vir para Gi-hun e o Front Man quando o fenômeno da streaming retorna com a terceira temporada em 2025.

[Esta história contém spoilers significativos até o final da temporada dois de Squid Game.]

Os Jogos do Lula estão terminando — pelo menos por enquanto, e se considerarmos um grande asterisco.

A segunda temporada de Netflix do emocionante thriller sul-coreano Squid Game foi lançada em 26 de dezembro com audiência recorde, dando continuidade exatamente de onde terminamos na primeira temporada. Após vencer o Squid Game, Seong Gi-hun (Lee Jung-jae) estava a caminho de um novo objetivo: derrotar o jogo, uma vez por todas.

blogherads.adq.push(function() {
blogherads
.defineSlot(‘medrec’, ‘gpt-article-mid-article-uid0’)
.setTargeting(‘pos’, [“mid-article1”, “mid-articleX”, “mid”, “mid-article”])
.setTargeting(‘viewable’, ‘yes’)
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-article”)
.addSize([[300,250],[2,2],[300,251],[620,350],[2,4],[4,2],[320,480],[620,366]])
.setClsOptimization(“minsize”);
});

Depois de trabalhar com a polícia para infiltrar e desmantelar os jogos de dentro, Gi-hun vê seus planos arruinados, isolado de volta no familiar cenário do jogo, sem aliados a não ser um: Park Jung-bae (Lee Seo-hwan), o amigo mais antigo de Gi-hun. Juntos, eles tentam convencer os outros jogadores a votar para sair do jogo, mas suas tentativas são derrotadas em quase todas as vezes, graças a um dos seus aparentes aliados: o Jogador 001, que é secretamente o Front Man, o rosto mascarado que comanda tudo.

Apesar de alguns momentos ao longo do caminho que fizeram o espectador questionar a lealdade do Front Man, ficou bem claro no final: Gi-hun lidera uma revolução até ser parado na porta do Front Man, onde o próprio Front Man (interpretado por Lee Byung-hun) dispara contra a cabeça de Jung-bae.

E é assim que a história termina, por enquanto. Os jogos permanecem incompletos e podem, de fato, continuar assim, dependendo do que o Front Man decidir fazer com Gi-hun e todos os outros mutineiros. Não saberemos até que a terceira temporada completa chegue em algum momento em 2025 e, mesmo então, o conhecimento vem com um preço: a história de Gi-hun terminará com a temporada três.

O que sabemos é que o confronto entre Gi-hun e o Front Man — que também é um ex-vencedor do jogo — dirigirá o restante da série. O criador de Squid Game, Hwang Dong-hyuk, que recentemente falou com o THR em uma matéria de capa sobre o retorno do show, agora expande sobre o porquê de ter terminado a série com a terceira temporada, dizendo em parte: “Acredito que tive um encerramento para a história que queria contar sobre a sociedade através do personagem Seong Gi-hun.”

No bate-papo abaixo com THR, o verdadeiro operador dos bastidores do Squid Game fala através de um tradutor sobre a segunda temporada, o arco de história do Front Man, os temas que queria estabelecer para uma terceira e última temporada e a única maneira que consegue imaginar Squid Game voltando no futuro após o iminente epílogo de Gi-hun.

blogherads.adq.push(function() {
blogherads
.defineSlot(‘medrec’, ‘gpt-dsk-tab-mid-article2-uid1’)
.setTargeting(‘pos’, [“mid”,”mid-article2″,”mid-articleX”])
.setTargeting(‘viewable’, ‘yes’)
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-article2”)
.addSize([[300,250],[300,251],[620,350],[2,4],[4,2],[320,480],[620,366]])
.setClsOptimization(“minsize”);
});

***

Houve uma ideia principal que ajudou a resolver a temporada dois?

A temporada um termina com ele se afastando do voo e atendendo aquela ligação, então fazendo aquele voto: “Quero saber por que você faz isso.” Eu sabia que se houvesse uma segunda temporada, queria partir de lá. Seria uma história sobre a jornada de Gi-hun para encontrar e rastrear os anfitriões por trás do jogo, incluindo o Front Man. Eu sabia que queria que fosse uma história sobre o que ele faria para parar o jogo. 

Essa é a história de Gi-hun. Mas e o Front Man? Ele é quem quer impedir Gi-hun de parar os jogos e [no final], haverá um confronto final entre suas crenças e visões de mundo. Essa é a história que eu queria penetrar em toda a segunda temporada.

Precisávamos de um novo 001, então tive a ideia de trazer o Front Man para o jogo, porque Gi-hun não conhece seu rosto, apenas sua voz. Pensei em contar a história dele entrando no jogo, observando e manipulando Gi-hun, fingindo ajudar, mas na verdade trazendo todas as suas tentativas ao fracasso. 

Lee Jung-jae como Seong Gi-hun no final da temporada dois de Squid Game.
No Ju-han/Netflix © 2024

Existem momentos durante a temporada em que o Front Man é realmente simpático com Gi-hun ou você pensa que ele está manipulando o tempo todo?

O Front Man — ou, melhor dizendo, In-ho — é como Gi-hun: alguém que entrou no Squid Game com propósitos muito semelhantes. Ele experimentou todas as crueldades, viu o fundo do poço da humanidade, ficou extremamente desapontado, o que o levou a desistir de sua humanidade completamente. É assim que ele se tornou um anfitrião. Muito parecido com a história de Darth Vader que não conseguiu se tornar um Jedi. 

blogherads.adq.push(function() {
blogherads
.defineSlot(‘medrec’, ‘gpt-thr-article-mid-articleX-uid2’)
.setTargeting(‘pos’, [“btf”, “mid-articleX”, “mid”])
.setTargeting(‘viewable’, ‘yes’)
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-articleX”)
.addSize([[300,250],[300,251],[620,350],[320,480],[620,366]])
.setLazyLoadMultiplier(2)
.setClsOptimization(“minsize”);
});

Ao mesmo tempo, o que ele sente por Gi-hun é ódio. Ele o despreza e deseja ganhar acima dele. No entanto, no fundo, ao ver Gi-hun passar pela mesma experiência que ele teve primeiro no Squid Game, e vendo como Gi-hun acredita genuinamente na humanidade, persiste em proteger a humanidade… eu acredito que o Front Man abriga um complexo de inferioridade muito estranho, ou uma sensação de derrota, ao ver Gi-hun.

Mesmo mais profundamente, suspeito que ele também abriga um pouco de respeito por Gi-hun. Isso é algo que Lee Byung-hun, o ator que interpreta o Front Man, teve muitas discussões enquanto nos preparávamos para a temporada. Por ser baseado nesse tipo de interpretação de personagem, há momentos em que essa mentalidade emerge pelo personagem. Ele realmente vê o que ele deixou de lado e o que perdeu quando vê Gi-hun. Secretamente, ele pode querer que Gi-hun lute.

Isso significa que há alguma esperança para o Front Man?

Você poderá ver isso na temporada três. Haverá uma resposta para essa pergunta.

Seong Gi-hun (Lee Jung-jae) com o amigo Park Jung-bae (Lee Seo-hwan) na temporada dois.
No Ju-han/Netflix © 2024

A temporada termina com o melhor amigo de Gi-hun sendo baleado pelo seu novo melhor amigo, que ele ainda não sabe ser seu arquiinimigo. Por que foi essa a nota para nos deixar?

Eu queria concluir a temporada dois depois que todas as tentativas de Gi-hun falhassem. A primeira delas foi reunir os mercenários, informando-os sobre onde ilha estava com o implante rastreador. A segunda foi ele querer persuadir a maioria das pessoas através do sistema de votação para que pudessem deixar o Squid Game. Então, sua terceira e última tentativa foi liderar uma rebelião, onde ele teve que sacrificar pessoas, e tudo isso termina em falha. 

blogherads.adq.push(function() {
blogherads
.defineSlot(‘medrec’, ‘gpt-thr-article-mid-articleX-uid3’)
.setTargeting(‘pos’, [“btf”, “mid-articleX”, “mid”])
.setTargeting(‘viewable’, ‘yes’)
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-articleX”)
.addSize([[300,250],[300,251],[620,350],[320,480],[620,366]])
.setLazyLoadMultiplier(2)
.setClsOptimization(“minsize”);
});

O preço que ele teve que pagar foi perder seu maior e mais precioso amigo nas mãos do Front Man, e eu queria terminar a segunda temporada exatamente nesse momento — e então começar a próxima temporada a partir desse espaço onde ele está repleto de uma enorme quantidade de culpa e derrota. Eu queria ver onde isso levaria Gi-hun.

Mesmo antes da rebelião, há uma guerra civil entre os Os e Xs. Fiquei chocado que Thanos (interpretado pela estrela do K-pop T.O.P) morresse aqui!

Essa última rebelião foi contra o sistema. Mas a luta entre os Os e Xs acontece entre as pessoas dentro desse sistema, que são controladas e dominadas por esse mesmo sistema. Acredito que essa justaposição realmente reflete a nossa realidade atual. Há tanto conflito, divisão e guerra acontecendo, não apenas entre ideologias… estamos criando tantas maneiras de nos dividir. Pensamos que todos são nossos inimigos. Todos são alguém contra quem estamos. Por outro lado, acredito que fazemos menos perguntas sobre nossos sistemas fundamentais que nos fizeram agir dessa maneira, e que criaram esse tipo de ambiente. Eu queria que a luta entre as pessoas refletisse isso.

Quanto a Thanos… ele é um dos meus personagens favoritos também! Acredito que foi o momento certo para vê-lo embora. Embora eu admita que a morte foi repentina. Foi muito intensa, que foi o jeito certo na hora certa para ele sair. A forma como ele deixa a história, se você assistir até a terceira temporada, parecerá quase que ele ainda está presente em alguns aspectos em termos de como ele afeta a trama.

blogherads.adq.push(function() {
blogherads
.defineSlot(‘medrec’, ‘gpt-thr-article-mid-articleX-uid4’)
.setTargeting(‘pos’, [“btf”, “mid-articleX”, “mid”])
.setTargeting(‘viewable’, ‘yes’)
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-articleX”)
.addSize([[300,250],[300,251],[620,350],[320,480],[620,366]])
.setLazyLoadMultiplier(2)
.setClsOptimization(“minsize”);
});

Lee Byung-hun como o Front Man na temporada dois.
No Ju-han/Netflix © 2024

Quanto você pode dizer sobre o que vem a seguir na temporada três, e você está pensando em algo além da terceira temporada?

Eu escrevi as temporadas dois e três lado a lado, filmamos lado a lado, e atualmente está na pós-produção. Vai chegar em algum momento em 2025. E a terceira temporada realmente explorará aquele sentimento de perda e falha, aquela culpa pesando tão fortemente sobre Gi-hun. Como ele vai navegar a história a seguir com tudo isso pesando sobre ele? 

Pessoalmente, vejo a terceira temporada como o fim dessa história. Isso porque acredito que já tive um fechamento para a história que queria contar sobre a sociedade através do personagem Seong Gi-hun. Se eu algum dia quisesse voltar ao mundo de Squid Game, seria sobre personagens diferentes com um arco de história diferente. Algum tipo de derivado, talvez. Por exemplo, os guardas mascarados. Como eles chegaram aqui? O que eles fazem em seu tempo livre? Algo assim, talvez.

Uma história de origem do Thanos?

Eu vou pensar sobre isso!

***

A temporada dois de Squid Game já está disponível para streaming na Netflix. Leia THR’s matéria especial sobre o retorno da série de sucesso e Lee Byung-hun desvendando o Front Man.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *