“`html



CNN
 — 

Uma tempestade de inverno maciça está prestes a descarregar uma barragem de neve pesada, gelo traiçoeiro, chuvas e severas tempestades elétricas ao longo de uma faixa de 2.100 quilômetros nos Estados Unidos. Este fenômeno climático começará a impactar aproximadamente 62 milhões de pessoas a partir da tarde de sábado, se estendendo até a segunda-feira.

A quantidade de neve e gelo que tem atingido, até agora, os dois terços do leste do país foi limitada aos estados do norte. No entanto, essa tempestade vai quebrar esse padrão e trazer condições traiçoeiras para milhões, desde as Planícies até a Costa Leste, abrangendo regiões que normalmente não são tão propensas a fenômenos de inverno.

Este sistema climático poderoso está programado para atingir pelo menos uma dúzia de estados com uma mistura potente de neve, gelo e condições de nevasca, acompanhados por ventos com rajadas de até 64 km/h, criando condições de viagem perigosas e potenciais cortes de energia em uma vasta região.

“Para alguns, essa poderá ser a maior queda de neve em mais de uma década”, alertou o Centro de Previsão do Tempo da NOAA.

Enquanto algumas regiões poderão ser aquecidas, fazendo com que a neve e o gelo derretam, a tempestade poderá provocar severas tempestades elétricas, incluindo em áreas que ainda estão se recuperando das tempestades letais de dezembro.

Grandes impactos, incluindo “interrupções consideráveis à vida diária, condições de direção perigosas ou impossíveis e fechamentos generalizados”, são esperados devido a esta tempestade até domingo em partes do centro dos EUA, segundo o Índice de Severidade de Tempestades de Inverno.

O fenômeno se inicia na tarde de sábado, quando a tempestade se desenvolve nas Planícies, alimentada por uma forte corrente de ar úmido movendo-se para o norte a partir do Golfo do México. A partir de então, a tempestade começará a espalhar neve, chuva e uma mistura de gelo sobre as Planícies ao longo do dia, à medida que se fortalece e se expande.

Então, o sistema tentará rastrear para o leste e espalhar essa confusão invernal para o Vale do Mississippi e partes do Meio-Oeste até a manhã de domingo. A tempestade se expandirá para o Vale do Ohio e o Sudeste no domingo e se deslocará para a Costa Leste na noite de domingo e na segunda-feira.

Embora as regiões em maior risco sejam identificáveis, prever exatamente quem receberá neve, gelo ou principalmente chuva — e em que quantidade — ainda é incrivelmente difícil. Pequenas mudanças na trajetória da tempestade podem alterar completamente os resultados. Algumas áreas podem começar com neve, mas mudar para uma mistura de gelo à medida que o ar mais quente entra na região, enquanto outros locais iniciam como chuva ou uma mistura gelada e gradualmente mudam para neve.

Esta tempestade será capaz de soltar mais de 30 centímetros de neve e o suficiente de gelo para derrubar a eletricidade, justo à medida que as temperaturas mais frias da estação chegarem após sua passagem.

Neve pode enterrar algumas regiões

A tempestade vai deixar várias polegadas de neve a partir do final da tarde de sábado, se espalhando para o Vale do Ohio no domingo e alcançando o Meio-Atlântico entre a noite de domingo e a segunda-feira, tornando a jornada de segunda-feira em locais como Washington, DC e Filadélfia bastante perigosa.

Os totais de neve mais altos deverão se concentrar nas áreas mais frias, possivelmente nas partes do Missouri, Illinois, Indiana, Ohio e West Virginia. Os totais serão menores em regiões onde o ar mais quente gera chuva e gelo ao invés de neve.

A previsão da tempestade colocou várias grandes cidades em alerta para potenciais totais históricos de queda de neve em janeiro.

St. Louis viu apenas quatro dias em que mais de 30 cm de neve caíram em um dia — um feito que pode ocorrer no domingo. Os totais de neve podem variar de 2,5 centímetros a mais de 30 centímetros em partes do Missouri, dependendo da trajetória da tempestade. Essa previsão variável se estende a estados vizinhos também, onde algumas regiões podem ver a queda de neve aproximando-se de níveis recorde para janeiro.

Kansas City e Indianápolis estão entre as áreas metropolitanas se preparando para acumulações excepcionais de neve.

Kansas City pode superar seu recorde de janeiro de 18,3 cm estabelecido em 2011, enquanto Indianápolis também está no caminho da tempestade, com previsões sugerindo a possibilidade de ultrapassar seu recorde de janeiro de 29 cm, estabelecido em 2014.

Ao contrário de outras tempestades deste inverno, Minnesota, Wisconsin, Michigan e o norte do estado de Nova York podem não receber neve devido à trajetória mais ao sul da tempestade. Algumas neves geradas pelo efeito dos lagos são possíveis em Michigan e New York devido à mudança da direção dos ventos antes e depois da tempestade.

Gelo traiçoeiro prestes a chegar

O maior risco de gelo perigoso se instalará logo ao sul das áreas com maior acumulação de neve. O gelo significativo é possível do Kansas e do Missouri até os Apalaches centrais e potencialmente partes de Maryland e Delaware.

A viagem pode se tornar “quase impossível” nas áreas de maior acúmulo de gelo, alertaram múltiplos escritórios do Serviço Nacional de Meteorologia.

O governador da Virgínia, Glenn Youngkin, declarou estado de emergência na noite de sexta-feira em antecipação à tempestade que impactará todo o estado começando no domingo.

“Estou encorajando todos os virginianos, visitantes e viajantes a ficarem atentos, monitorarem as previsões meteorológicas e se prepararem agora para quaisquer impactos potenciais”, disse Youngkin na sexta-feira. Ele aconselhou aqueles que tinham planos de viajar pós-feriados a considerar sair no sábado ao invés de domingo, dada a magnitude prevista da tempestade.

Quantidades de gelo de mais de 0.6 centímetros são possíveis, especialmente em partes do sul do Missouri, sul do Illinois, sul do Indiana e praticamente toda Kentucky.

Qualquer quantidade de gelo é perigosa; apenas uma camada fina — um leve brilho de apenas mais de 0.3 centímetros — pode transformar superfícies pavimentadas em patinadores, fazendo com que pessoas escorreguem e veículos percam o controle.

Um carro desliza em uma esquina em meio à neve em Des Moines, Iowa, na quinta-feira. Cenas como esta irão se desenrolar por dois terços do leste dos EUA assim que uma tempestade de inverno significativa atingir durante o final de semana.

Quanto mais denso o gelo, piores são seus impactos. Gelo pesado – de 0.6 centímetros ou mais – pesa sobre árvores e linhas elétricas e pode quebrar galhos ou derrubar fios elétricos. Grandes quantidades de gelo também podem imobilizar completamente as viagens tornando as estradas intransitáveis.

Uma tempestade de gelo que atingiu o centro dos EUA em janeiro do ano passado deixou milhares sem eletricidade e enviou equipes de emergência à beira do colapso enquanto tentavam resgatar pessoas em situação de emergência.

Interrupções de energia podem ser generalizadas e se prolongar se ocorrer um grande acúmulo de gelo e os serviços de restauração de energia não conseguirem navegar em estradas traiçoeiras. Essa situação pode ser perigosa ou potencialmente mortal para aqueles que não têm acesso ao aquecimento em meio ao frio extremo que se aproxima.

Tempestades danificadoras e chuvas intensas

O lado sul e mais quente da tempestade irá propagar chuvas e algumas tempestades elétricas em muitas partes do Sul. Algumas dessas tempestades poderão se tornar severas, especialmente na tarde de domingo.

Uma ameaça de nível 3 de 5 para tempestades elétricas severas está em vigor no domingo para partes da Louisiana, Arkansas e Mississippi, de acordo com o Centro de Previsão de Tempestades.

Rajadas de vento e granizo são as ameaças mais prováveis de qualquer tempestade elétrica severa, mas tornados também são uma possibilidade. Uma onda de tornados, incluindo múltiplos classificados como EF3, abalou partes do Sul no final de dezembro.

A chuva e as tempestades também podem causar inundações, especialmente onde as chuvas mais intensas caem no Sudeste.

A tempestade massiva finalmente sairá da Costa Leste na segunda-feira à noite, diminuindo completamente seu impacto durante a madrugada.

No entanto, a terça-feira apresenta um novo problema: o frio ártico. As temperaturas cairão até 30 graus abaixo da média para os dois terços do leste dos EUA e o ar gelado permanecerá em algumas regiões até pelo menos o meio de janeiro, mantendo tudo que cair de neve e gelo da tempestade.

“`

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *