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Uma cena emocional se desenrolou dentro do salão do Hotel Casa del Mar, em Santa Monica, na tarde de sábado, quando a Film Independent sediou seu brunch anual para os indicados do Spirit Awards.

O evento, que geralmente é uma celebração descontraída e aconchegante à beira-mar, reunindo atores, diretores, produtores, jornalistas, executivos e outros profissionais da indústria, para brindar ao tradicional programa de premiação, também serviu para a organização conceder subsídios a cineastas em ascensão. Embora a reflexão tenha parecido semelhante a este ano, uma nuvem pairava sobre as festividades devido à ausência do presidente da Film Independent, Josh Welsh, que faleceu apenas dias antes, na véspera do Ano Novo, após uma luta privada de cinco anos contra o câncer de cólon.

“Estamos distribuindo muitos abraços gratuitos esta semana”, explicou Brenda Robinson, presidente do conselho da Film Independent, ao subir ao pódio para a apresentação do brunch, tendo uma vista da praia e do Oceano Pacífico ao fundo. “Estamos passando por um momento difícil hoje, e estou tão grata por estar cercada por um grupo tão bonito de pessoas, nossa maravilhosa equipe, liderança e conselho. Esta tem sido uma semana de introspecção para mim e para muitos de nós. Eu me lembro de Washington Irving ao falar sobre a sacralidade das lágrimas. Agora, as lágrimas não são uma marca de fraqueza, mas de poder. Elas falam mais eloquentemente do que 10.000 toneladas. Elas são a marca de uma dor esmagadora, mas também de um amor indizível. Quero dar permissão à nossa equipe, ao nosso conselho e a todos vocês para sentir isso esta semana. Nós estamos em um período de luto.”

O luto, compartilhado por muitos na sala, veio rápida e pesadamente, uma vez que Welsh manteve sua batalha por muito tempo em segredo. A tristeza foi acentuada pelo fato de que Welsh era uma figura amada, tanto nos quadros da Film Independent quanto na comunidade maior do cinema independente. Ele sempre parecia ter um sorriso no rosto e uma solução para problemas organizacionais. Começou a se voluntariar anualmente no Spirit Awards da Film Independent em 1996, antes de se juntar oficialmente à equipe há mais de 20 anos. Em sua ascensão à liderança, ele atuou como co-presidente ao lado de Sean McManus em 2012, após a renúncia de Dawn Hudson. Depois que McManus deixou o cargo um ano depois, Welsh tornou-se o único presidente, supervisionando todos os programas e operações.

Segundo fontes, ele raramente falava sobre sua doença e continuou a trabalhar até seus últimos dias, como foi confirmado por Robinson do palco. “Pouco antes do ano novo, entrei em contato com Josh e conversamos sobre como seria hoje. Ele estava tão animado por compartilhar este brunch, tudo isso. Todos vocês sabem que isso é uma das suas coisas favoritas. É tudo sobre estar em comunidade com os artistas. Ele construiu uma base tão forte para esta organização e pôde ver os frutos desse trabalho em dias como o de hoje.”

Robinson disse que a esperança era que Welsh fosse o protagonista do evento naquele sábado. “Eu queria que este fosse um momento de triunfo, que ele aparecesse aqui hoje e que vocês pudessem vê-lo, e vocês lhe dariam amor. Vocês olharam e ele seria uma imagem de resiliência. Ele seria alguém que vocês poderiam olhar como exemplo de caráter inspirador. Todos nós temos sido testados em nossas vidas de alguma forma ou outra; a maioria de nós profissionalmente, todos nós pessoalmente. Ele deveria ser um exemplo hoje do que significa perseverar, embarcar em uma jornada e sair do outro lado. Embora não fôssemos ingênuos, também tínhamos muita esperança. Eu pensei que ele estaria aqui hoje e nossos corações estão partidos.”

Mas, em vez de liderar o salão — repleto de estrelas como Demi Moore, Sebastian Stan, Richard Gadd, Jessica Gunning, Marianne Jean-Baptiste, Mikey Madison, Danielle Deadwyler, Maisy Stella, Ryan Destiny, Brian Tee, Leonie Benesch, Joan Chen, Hiroyuki Sanada e Olivia e Katia Washington, entre outros — em um momento de silêncio, Robinson pediu que eles fizessem barulho.

“Vou pedir que vocês façam algo agora por mim. Quero levantar a energia de Josh. Quero dar a ele essa admiração. Quero ainda sentir essa energia. Se vocês puderem se juntar a mim em uma rodada de aplausos, uma ovação de pé de aplausos”, solicitou, ao que a plateia respondeu com uma recepção emocional e vibrante. “Obrigado por honrar isso, ele e nós. Temos algumas semanas ocupadas pela frente. Não há melhor grupo que eu preferiria estar ao meu redor hoje do que todos vocês.”

Robinson então convidou a apresentadora Karen Pittman ao palco. A atriz, vista em The Morning Show, The Americans, Yellowstone e Detroit, teve a tarefa de anunciar três subsídios sem restrições de $25.000.

O primeiro, o Prêmio de Produtores apresentado pela Bulleit Frontier Whiskey, foi concedido a Sarah Winshall. O prêmio homenageia “produtores emergentes que, apesar de recursos extremamente limitados, demonstram a criatividade, tenacidade e visão necessárias para produzir filmes independentes de qualidade.” Winshall superou Alex Coco e Zoë Worth e brincou: “Como produtora, nunca planejo ganhar.”

O Prêmio Truer Than Fiction foi apresentado a Rachel Elizabeth Seed, diretora de A Photographic Memory. O prêmio é concedido a uma diretora iniciante de recursos não-ficcionais “que não obteve reconhecimento significativo.” As finalistas incluíam Julian Brave NoiseCat e Emily Kassie por Sugarcane e Carla Gutiérrez por Frida. Seed disse que levou 13 anos para fazer seu filme com a ajuda de quase 1.000 pessoas.

O Prêmio Someone to Watch foi concedido a Sarah Friedland, diretora de Familiar Touch. O prêmio reconhece “um talentoso cineasta narrativo iniciante de visão singular que ainda não recebeu o reconhecimento adequado.” Friedland superou Nicholas Colia por Griffin in Summer e Pham Thien An por Inside the Yellow Cocoon Shell. Ao aceitar, ela brincou que o título do prêmio representava “a melhor vigilância” em que já esteve envolvida. “O grande medo de ser um cineasta emergente é que você continuará emergindo e não vai aparecer”, observou, acrescentando que a validação do prêmio pode significar que ela poderia ser “uma das poucas sortudas.”

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