As European Film Awards se transferirão para Atenas, a cidade natal do aclamado diretor Yorgos Lanthimos, para seu evento em 2027.
O anúncio foi feito na quarta-feira pela European Film Academy e pelo Centro Hellenic de Cinema e Audiovisual em Atenas. A 39ª gala dos prêmios acontecerá no Centro Cultural da Fundação Stavros Niarchos (SNFCC) na capital grega.
Os principais prêmios de cinema da Europa alternam anualmente entre Berlim e outras capitais culturais europeias. Esta será a primeira vez que os EFAs serão realizados no sudeste europeu. O evento ocorrerá no dia 16 de janeiro de 2027, em um espaço projetado por Renzo Piano, o Stavros Niarchos Foundation Cultural Center.
“Atenas acolhe um dos eventos mais icônicos do cinema europeu, tendo a honra de receber, pela primeira vez, a cerimônia da 39ª European Film Awards”, disse a Ministra da Cultura da Grécia, Lina Mendoni.
A premiação será precedida por um ano de promoção do cinema grego e europeu, com detalhes a serem anunciados no início de 2026. A escolha de Atenas tem o objetivo de destacar a crescente indústria cinematográfica da Grécia e seu esquema competitivo de incentivo fiscal. O crédito fiscal grego, que oferece um reembolso de até 40% para produções qualificadas, é um dos mais atraentes da Europa.
A renomada cineasta Angelina Jolie filmou algumas cenas de seu esperado filme Maria, no qual interpreta a lendária estrela da ópera grega Maria Callas, no Teatro Público Apollon em Pyrgos. O diretor Ruben Östlund filmou o ato final de seu indicado ao Oscar Triângulo da Tristeza na ilha de Evia. O também aclamado diretor David Cronenberg gravou seu filme Crimes do Futuro totalmente na Grécia.
“A seleção de Atenas destaca a rica herança cultural da cidade e reflete o crescente dinamismo e influência da Grécia na indústria cinematográfica e audiovisual europeia”, observou Leonidas Christopoulos, CEO do Centro Helênico de Cinema e Audiovisual.
Yorgos Lanthimos, diretor de Poor Things, The Favourite, The Lobster, e Kinds of Kindness, e 5 vezes indicado ao Oscar, é o mais famoso e bem-sucedido dos 158 membros gregos da EFA. Seus filmes receberam 10 nomeações ao EFA e 4 vitórias, incluindo melhor filme por The Favourite em 2019. O colaborador de longa data de Lanthimos, e também ateniense, Yorgos Mavropsaridis, ganhou o EFA de melhor edição no mesmo ano. O co-roteirista de The Lobster, Efthimis Filippou, compartilhou o prêmio de melhor roteirista com Lanthimos em 2015.
O falecido e lendário diretor grego Theo Angelopoulos, conhecido por O Olhar de Ulisses e Eternidade e Um Dia, conquistou 3 European Film Awards em sua carreira, incluindo o prêmio de melhor filme por Paisagem na Neblina em 1989. Os produtores gregos Konstantinos Kontovrakis e Giorgos Karnavas receberam o Prêmio de Co-Produção Internacional da Eurimages em 2018.
A partir do próximo ano, a European Film Academy está mudando sua gala de dezembro para meados de janeiro para melhor posicionar os EFAs na temporada de prêmios. A 2026 European Film Awards serão realizadas em Berlim.