O governo do Reino Unido implementará uma nova estratégia para reprimir a revenda de ingressos que, segundo muitos, está “sangrando” o público, através da introdução de uma nova limitação nos preços de revenda de ingressos para concertos, eventos esportivos e outras atividades.

Esta nova medida, que foi anunciada nesta quinta-feira, surge em meio a crescentes preocupações acerca da demanda de fãs por ingressos para turnês e eventos populares, os quais, frequentemente, são alvo de cambistas profissionais que acumulam ingressos e os revendem a preços excessivamente altos. Além disso, muitos consumidores enfrentam a falta de transparência nas dinâmicas de preço.

Recentemente, a controvérsia sobre esse tema ganhou força após o Eras Tour da cantora Taylor Swift em 2023, onde, segundo a Forbes, houve indícios de uma ampla prática de revenda ilegal dos ingressos para o evento no Reino Unido, imediatamente relistados em sites como StubHub e Viagogo, além de preços exorbitantes que chegavam a milhares de libras.

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Fãs da banda Oasis enfrentaram problemas semelhantes em 2024: em questão de minutos após o lançamento dos ingressos para a turnê de reunião, muitos deles apareceram listados a preços três vezes superiores em sites de terceiros. Liam e Noel Gallagher, logo depois, fizeram uma declaração dizendo que ingressos vendidos a preços superiores seriam automaticamente cancelados.

De acordo com uma análise da Competition and Market Authority (CMA), os aumentos típicos nos preços de ingressos vendidos no mercado secundário ultrapassam 50%, e investigações pelos padrões comerciais revelaram indícios de revendas a preços que chegam a seis vezes o custo original.

Além disso, a pesquisa da Virgin Media O2 revela que os cambistas custam aos fãs de música cerca de £145 milhões (aproximadamente $178 milhões) por ano.

O governo britânico agora está consultando uma série de medidas para tornar as revendas de ingressos mais justas e transparentes. Isso inclui a proposta de um teto no preço de venda, maior responsabilidade em relação aos sites e aplicativos de revenda de ingressos, além de uma revisão da legislação vigente e endurecimento de multas.

Atualmente, os padrões comerciais já podem aplicar multas de até £5.000 ($6.140) por violações das regras de venda de ingressos. A consulta analisará se esse teto deve ser aumentado.

A Secretária da Cultura, Lisa Nandy, afirmou: “A oportunidade de ver seus músicos ou equipe esportiva favoritos ao vivo é algo que todos nós apreciamos, e todos merecem a mesma chance de conseguir ingressos, mas por muito tempo os fãs tiveram que suportar a miséria de cambistas que adquirem ingressos apenas para revendê-los a preços absurdamente elevados… Como parte de nosso Plano de Mudança, estamos tomando medidas para fortalecer a proteção aos consumidores, impedir que os fãs sejam ludibriados e garantir que o dinheiro gasto em ingressos retorne ao nosso incrível setor de eventos ao vivo, em vez de ir para os bolsos de cambistas gananciosos.”

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