Em um cenário em que a crise de desemprego em Hollywood preocupa muitos profissionais da televisão e do cinema, o app Shobizzy surge como uma solução inovadora para freelancers que enfrentam a incerteza de encontrar novas oportunidades de trabalho. Ao lidar com a instabilidade típica desse segmento da indústria, o aplicativo se propõe a criar um ambiente profissional capaz de conectar os trabalhadores a uma variedade de projetos, incluindo eventos ao vivo e criação de conteúdo, novas áreas que ganharam relevância neste último ano.
um novo conceito para a rede profissional do entretenimento
Lançado em janeiro, o Shobizzy se diferencia das tradicionais plataformas de busca de emprego, como Backstage e StaffMeUp, ao proporcionar um espaço social onde os freelancers podem desenvolver perfis públicos que destacam suas habilidades e experiências. Desse modo, é possível não só buscar empregos, mas também criar conexões duradouras com outros profissionais da área, que podem servir como referências valiosas para futuras oportunidades. Como explica Doug Weitzbuch, um dos cofundadores da plataforma, esse tipo de rede é o que realmente pode ser a chave para o sucesso de um trabalhador do setor: “Freelancers vivem uma carreira muito não convencional, onde nunca temos um empregador permanente, e acaba sendo que sua rede é a parte mais valiosa da sua carreira, já que o negócio funciona muito por quem você conhece”.
adaptando-se ao mercado em transformação
A decisão de expandir os serviços do Shobizzy para abranger a produção de eventos ao vivo e conteúdo digital reflete uma tendência crescente no mercado, que se tornou cada vez mais viável com a ascensão da chamada economia criativa, avaliada em aproximadamente 250 bilhões de dólares. Além disso, a PwC prevê que a receita com eventos ao vivo nos Estados Unidos deve alcançar a marca de 68,7 bilhões de dólares até 2024, demonstrando um potencial que o app está pronto para explorar. Kevin Eberly, cofundador do Shobizzy, afirmou que “o setor de televisão tem enfrentado um declínio no último ano, e muitas pessoas estão lutando para encontrar trabalho”. Ele destaca ainda que a plataforma foi criada a partir de uma demanda percebida para oportunidades em produção de eventos ao vivo, além de trabalhos digitais, como o de criadores no YouTube.
Graças a parcerias estratégicas, como a formada com a Red Light Management, o Shobizzy se posiciona como uma plataforma que oferece acesso a projetos que podem levar a um avanço significativo na carreira dos freelancers. A Red Light representa artistas renomados, como Luke Bryan e Sabrina Carpenter, proporcionando aos usuários a chance de participar em produções de grande escala.
Além da expansão de suas funcionalidades, o app implementou um fluxo de trabalho voltado para a gestão de contratações, facilitando o processo tanto para as empresas de eventos ao vivo quanto para os profissionais. As empresas podem criar produções que incorporam várias datas e locais, conectando-se a fornecedores de serviços essenciais, como locadoras de câmeras. O uso de um algoritmo alimentado por inteligência artificial permite que o aplicativo sugira os indivíduos mais adequados para cada função, levando em consideração fatores como a localização da produção, disponibilidade atual e créditos relevantes no IMDb. Esse sistema não só simplifica a contratação de profissionais, mas também oferece a capacidade de acompanhar o progresso em tempo real enquanto a equipe é montada, além de permitir que as empresas se comuniquem diretamente com os membros da equipe pela plataforma.
um panorama animador para freelancers na indústria do entretenimento
Desde sua criação, o Shobizzy já conquistou a atenção de cerca de 6.500 usuários e aproximadamente 650 empresas, incluindo gigantes como A&E, Amazon, Disney+, Discovery Channel, Food Network, Netflix, Nike e WNBA. Com o objetivo de continuar sua trajetória de crescimento e inovação, a empresa está atualmente levantando um financiamento de 2 milhões de dólares para seu capital inicial.
Portanto, o Shobizzy não apenas se posiciona como uma ferramenta inovadora em tempos de incerteza na indústria, mas também como um catalisador que abre novas perspectivas para freelancers que buscam navegar pelas frágeis águas do mercado de trabalho, agora com a possibilidade de expandir seus horizontes além da televisão e do cinema. No final das contas, em um mundo onde as conexões fazem toda a diferença, a pergunta que fica é: você está pronto para se conectar e explorar novas oportunidades?