“`html

Os incêndios que atingem Los Angeles estão sendo considerados os mais devastadores da história da cidade, levando a uma onda de críticas dirigidas aos líderes políticos locais, especialmente à prefeita Karen Bass e ao governador Gavin Newsom. A questão da gestão dos recursos pelo governo, que muitos consideram deficiente, também despertou a atenção de celebridades, que não perderam a oportunidade de se manifestar nas redes sociais.

Com o incêndio forçando a evacuação de mais de 130 mil residentes, Bass foi rapidamente criticada por estar em um viagem a Gana, na África, durante a véspera do incêndio. Ela integrou uma delegação enviada pelo presidente Biden para a inauguração do novo presidente do país. Embora a viagem tenha ocorrido antes do incêndio, ventos fortes e perigosos, cuja possibilidade de um desastre havia sido alertada por meteorologistas, estavam previstos há vários dias. Assim que o incêndio começou a se espalhar, Bass foi criticada por não ter retornado até a quarta-feira à tarde. Essa situação foi comparada à polêmica envolvendo o senador Ted Cruz, que fugiu para Cancún durante uma crise de frio no Texas, em 2021.

As críticas continuaram na quarta-feira, quando a prefeita se esquivou de perguntas de um repórter da Sky News por cerca de dois minutos, com o repórter questionando se ela não tinha nada a dizer aos cidadãos afetados pela situação. Durante uma coletiva de imprensa subsequente, Bass insistiu, de acordo com o L.A. Times, que “tomei a rota mais rápida para retornar, o que incluiu um voo militar” e fez um comentário que muitos consideraram autocongratulatório: “Precisamos resistir a qualquer esforço de nos dividir”.

Além disso, Bass, que foi eleita em 2022, também está sendo criticada por cortar o orçamento do departamento de incêndio da cidade em $17,6 milhões. A chefe do corpo de bombeiros de L.A., Kristin Crowley, alertou em dezembro sobre as possíveis consequências dessa decisão, afirmando que “a redução… limitou severamente a capacidade do departamento de se preparar, treinar e responder a emergências de grande escala, incluindo incêndios florestais“. Embora a Politico tenha relatado que essas alegações são erradas, afirmando que o orçamento do corpo de bombeiros realmente aumentou em $50 milhões em relação ao ano anterior.

A insatisfação da população é visível nas redes sociais, onde a produtora e podcaster Sara Foster pediu a Bass que renunciasse, afirmando: “Sua grossa negligência é abominável… Pagamos os maiores impostos da Califórnia. Nossos hidrantes estavam vazios. Nossa vegetação estava supercrescida, com os arbustos não cortados. Nossos reservatórios foram esvaziados pelo nosso governador porque líderes tribais queriam salvar peixes. O orçamento de nosso corpo de bombeiros foi cortado pela nossa prefeita. Mas, graças a Deus, os viciados estão recebendo seus kits de droga.”

O proprietário do L.A. Times, Dr. Patrick Soon-Shiong, também responsabilizou Bass, escrevendo no X: “Incêndios em LA não são uma surpresa, ainda assim, a prefeita cortou o orçamento do Departamento de Incêndios de LA em $23 milhões. E relatos de hidrantes vazios levantam sérias questões. A competência importa.”

Enquanto isso, Elon Musk criticou Bass, chamando-a de “totalmente incompetente”.

O presidente eleito Donald Trump também se voltou contra Bass, denunciando em seu perfil no Truth Social: “O fogo está se espalhando rapidamente há 3 dias — ZERO CONTENÇÃO. Nunca se viram números tão fracassados antes! Incompetência grosseira de Gavin Newscum e Karen Bass… E a FEMA de Biden não tem dinheiro — tudo desperdiçado no Green New Scam! L.A. está totalmente destruída!!!”

O governador Gavin Newsom também foi alvo de críticas, particularmente após Trump fazer o primeiro ataque na quarta-feira. “É muito triste porque tenho tentado fazer Gavin Newsom permitir a chegada de água — você teria um enorme suprimento de água, eles a enviam do Pacífico — porque eles estão tentando proteger um pequeno peixe”, disse Trump. “Por conta de um smelt, eles não têm água… É um erro do governador e, pode-se dizer, da administração… Que isso sirva de exemplo da grossa incompetência e má administração da dupla Biden/Newscum.”

Outras reações também surgiram em relação à incompetência no combate aos incêndios — atualmente, cinco incêndios estão queimando em todo o Condado de Los Angeles — incluindo a estrela de The Millionaire Matchmaker, Patti Stranger, que escreveu no Instagram: “Nunca pensei que ia concordar com Trump, mas Gavin Newsom, você é o culpado”.

Enquanto isso, a estrela de Special Forces e The Hills, Brody Jenner, postou no Instagram: “Newscum [sic] e Bass precisam sair” (usando o apelido de Trump para Newsom).

O escritório de Newsom respondeu às acusações de Trump nas redes sociais, afirmando que sua crítica era equivocada.

“De forma geral, não há escassez de água no sul da Califórnia no momento, apesar das afirmações de que ele abriria alguma torneira imaginária”, diz um comunicado detalhado, contendo citações de apoio de diversos outros funcionários. “Trump está confundindo duas coisas totalmente não relacionadas: a condução de água para o sul da Califórnia e o suprimento das reservas locais.”

Sobre os hidrantes que não tinham água suficiente, Newsom explicou que “a LADWP (Agência de Água e Energia de Los Angeles) disse que, devido à alta demanda por água, estações de bombeamento em elevações menores não tinham pressão suficiente para recarregar os tanques em elevações mais altas, e os incêndios em andamento dificultaram o acesso das equipes às bombas. Para complementar, eles usaram caminhões-tanque de água para abastecer, uma tática comum no combate a incêndios florestais”.

(Para um detalhamento completo sobre a crítica em relação ao smelt, aqui está um explicador detalhado sobre o assunto).

Entretanto, enquanto a discussão sobre a incompetência persiste, Jean Smart, estrela de Hacks, fez um apelo diferente nas redes sociais: ela pediu que as redes desistissem de transmitir os shows de premiação e redirecionassem os recursos para ajudar as vítimas dos incêndios. “Com todo o respeito, durante a temporada de celebração de Hollywood, espero que as redes que transmitem os prêmios em breve considerem seriamente NÃO transmiti-los e doarem a receita que teriam arrecadado para as vítimas dos incêndios e para os bombeiros.”

“`

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *