A CES 2025, realizada em Las Vegas, não era o destino para quem esperava apenas se secar e desfrutar do calor da cidade. No entanto, ao descobrir que a startup Arc, da Califórnia, trouxe seu novo barco elétrico esportivo, denominado Arc Sport, para o evento, decidi arriscar e ver do que se tratava. O resultado? Uma experiência revigorante, mesmo que um pouco molhada, mas, como se diz, quem não arrisca não petisca!
O Arc Sport se destacou imediatamente como uma das atrações da exposição, proporcionando uma experiência de navegação única em um lago em ondulação. Em um passeio de 30 minutos, eu logo me vi em um momento de pura adrenalina, navegando com a mesma agilidade que se tem ao pilotar um jet ski pesado. A robustez do barco, muito bem projetada, conferia uma estabilidade impressionante, que é um ponto positivo para quem tem medo de uma naufrágio inesperado.
A Arc, fundada por ex-engenheiros da SpaceX, mostrou um ritmo de desenvolvimento acelerado desde seu lançamento em 2021, com um forte apoio de investidores renomados, como Andreessen Horowitz e Chris Sacca. Em pouco tempo, a startup concretizou uma rodada de investimento Series A de $30 milhões, liderada por Greg Reichow, ex-executivo da Tesla. A introdução do Arc One, com preço em torno de $300 mil em 2023, e a outra captação de $70 milhões no mesmo ano, culminou no desenvolvimento do Arc Sport, que tem um valor estimado em $258 mil.
O CEO Mitch Lee fez questão de destacar que o tempo de desenvolvimento do Arc Sport foi incrivelmente rápido e que isso foi possível graças ao aprendizado obtido com o Arc One. A experiência adquirida em situações desafiadoras, como tempestades e condições adversas, permitirá que a empresa crescente se estabeleça no competitivo mercado de barcos elétricos. Enquanto Lee tentava se aquecer à margem do Lago Mead, seu entusiasmo com o projeto era palpável e contagiante.
O design do Arc Sport é impressionante, mesmo em um protótipo que ainda está em fase de ajustes finais. A cabine é equipada com uma tela sensível ao toque, à la Tesla, oferecendo uma interface intuitiva e que não remete a um “fabricante legado”. Um segundo visor atrás do volante mostra a velocidade, o nível de bateria e até mesmo uma visão em tempo real da câmera frontal — recursos que deixam a navegação ainda mais segura e agradável.
Embora ainda não se possa falar em total silêncio, devido ao motor que funciona sob os nossos pés, é surpreendente como o nível de ruído é significativamente inferior quando comparado aos tradicionais barcos a gasolina. Uma experiência de navegação tranquila, onde é possível manter uma conversa sem dificuldade. Além disso, o Arc Sport oferece uma série de melhorias que o destacam em relação a concorrentes movidos a gasolina, incluindo a ausência de fumes e atualizações de software via over-the-air, ajudando a facilitar a direção e manobras precisas com seus potentes propulsores.
A experiência de conduzir o Arc Sport foi divertida. Dirigir em um Lago Mead relativamente vazio é desafiador, mas não há nada que um bom giro na direção não resolva. A combinação de uma bateria de 226 kWh, que mantém o barco estável e firme na água, juntamente com uma estrutura leve de apenas 7 metros, proporciona manobras rápidas e eficazes. Mesmo em meio ao vento e às ondas, a navegação é um prazer.
Entre giros e manobras, também não pude deixar de notar a drástica desidratação do Lago Mead. A batalha contra a redução de água, fruto da seca prolongada e de atividades humanas, reduziu a capacidade do reservatório a apenas 27% do total, fato documentado por estudos da NASA, o que se traduziu na famosa “marca de banheira” na região. Infelizmente, essa condição impactou diretamente os amantes de esportes aquáticos, classe particularmente visada por Lee, que deseja converter essa nova geração de barcos eletrificados.
A National Park Service relatou que várias rampas de barco em Lake Mead foram fechadas nos últimos anos, enquanto outras foram estendidas para alcançar as novas marcas de água. A questão que fica no ar, e que levarei para minha próxima conversa com Lee, é sobre como a contínua evaporação dos lagos poderá impactar o mercado à qual a Arc se destina. Lee almeja que, a longo prazo, toda embarcação passe a ser elétrica, incluindo planos para além dos esportes aquáticos, visando até setores governamentais e de defesa, um vetor de interesse que está chamando a atenção de investidores como Andreessen Horowitz.
Em setembro, Lee revelou que a prioridade da empresa é se fixar no mercado atual antes de se distrair com novos projetos. No entanto, o potencial da Arc de expandir sua atuação e aplicar suas tecnologias em forças de segurança e outros setores parece cada vez mais palpável à medida que a empresa firma sua posição em um mercado promissor, mas competitivo. Ao final da experiência, havia algo claro para mim: o futuro dos esportes náuticos pode muito bem ser elétrico, e a Arc parece estar na vanguarda dessa revolução.
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