A CES 2025 teve início em um cenário em que várias tendências emergentes começaram a se destacar, traçando um quadro dinâmico para o futuro da mobilidade. Uma notável ausência foi a de fabricantes de automóveis dos Estados Unidos e de alguns países europeus que tradicionalmente transformaram a CES em um grandioso show automotivo. Essa lacuna foi preenchida por marcas chinesas, com destaque para a Zeekr, uma marca de veículos elétricos pertencente ao Geely Holdings, e outras como Wey e Xpeng, que demonstraram sua força no campo emergente dos veículos elétricos. Essa mudança de cenário levanta uma série de questões sobre a evolução da indústria automotiva e o impacto das tecnologias de transporte no cotidiano.
O espaço do West Hall no Centro de Convenções de Las Vegas, onde a maioria das inovações em veículos e tecnologia de transporte são apresentadas, parecia mais vazio em comparação com os anos anteriores. As grandes novidades, surpreendentemente, não estavam atreladas a novos veículos elétricos, mas sim a inovações interessantes. Um exemplo notável foi a Toyota, que anunciou a conclusão da primeira fase do Woven City, uma cidade protótipo construída em 175 acres aos pés do Monte Fuji, que está agora em busca de inventores e startups para colaborar em sua evolução. Além disso, a montadora revelou que também está “explorando foguetes”, uma ambição que definitivamente foge do escopo da CES.
No entanto, tecnologias para o futuro dos transportes estavam presentes e abundantes. A tecnologia de veículos autônomos teve uma representatividade maior do que nunca, indicando tendências que podem moldar a indústria ao longo do ano. Empresas focadas em direção autônoma, como May Mobility, Tier IV, Waymo e Zoox, apresentaram suas inovações, sendo que a Zoox até ofereceu passeios de robotáxis para a mídia durante a feira. Essa visão do futuro da mobilidade ilustra um caminho que alguns acreditam ser inevitável.
A Revolução do Transporte: Tecnologias de IA e Direção Autônoma
Dentre as exibições mais significativas do evento, destacaram-se as tecnologias de direção autônoma. A Tier IV, uma empresa japonesa, apresentou inovações que mostram o potencial da direção automatizada em várias aplicações. Além disso, empresas como John Deere e Kubota, que estão focadas em agricultura, também foram vistas aplicando sistemas de direção automática em situações off-road, ampliando ainda mais as possibilidades de uso dessa tecnologia.
Um dos grupos mais expressivos apresentou produtos que suportam a condução automatizada e sistemas avançados de assistência ao motorista, incluindo simulação, machine learning, sensores e integração de dados. A Honda, por sua vez, fez um grande anúncio ao revelar um novo sistema operacional chamado Asimo, que será integrado em seus próximos veículos elétricos da linha 0 Series e utilizado para suportar as funcionalidades ADAS.
A Comma.ai, uma startup notável nesse setor, desenvolveu um sistema de assistência ao motorista de código aberto que pode ser instalado em muitos veículos modernos. Esse sistema oferece capacidades de assistência ao motorista que competem com as soluções de tecnologias autônomas de marcas renomadas como Tesla. Enquanto isso, a startup Vay, que introduziu um conceito de car-sharing sem motorista, anunciou uma expansão significativa de seus serviços, mostrando que o futuro da mobilidade ainda possui novas potencialidades a serem exploradas.
A Parceria da Nvidia e as Inovações em Tecnologias e Telas Automotivas
A cada edição da CES, a Nvidia apresenta contratos com diversas montadoras e fornecedores de transporte, e a edição de 2025 não foi diferente. O foco da Nvidia este ano foi fornecer um conjunto completo de soluções para direção autônoma, desde simulação e testes a supercomputadores embarcados e computação em nuvem. Um exemplo palpável dessa colaboração foi o anúncio da parceria com a Toyota, que informou planos concretos para que as tecnologias da Nvidia alimentem seus futuros veículos, equipados com capacidades de direção automatizada.
Esta parceria é crucial, especialmente no que se refere à integração do sistema Drive AGX Orin System-on-a-Chip e do sistema operacional focado em segurança DriveOS, que serão implementados nos próximos veículos da montadora. Além disso, a Nvidia anunciou colaborações com outras empresas, como a Aurora Innovation e a Continental, que irão integrar as soluções da Nvidia em futuros veículos autônomos, prevendo a produção em massa dessa tecnologia até 2027.
Uma revelação surpreendente foi a parceria com a Uber, que planeja utilizar ferramentas de IA da Nvidia para desenvolver tecnologia de veículos autônomos, sem divulgar detalhes específicos de como isso se dará, uma estratégia que ilustra a complexidade e a interconexão da indústria atualmente.
Inovações Visuais e o Surgimento da IA Generativa nos Veículos
A CES 2025 também viu um renascimento na inovação das telas automotivas, um componente que se tornou familiar nas exposições. A Valeo apresentou a tecnologia panovision, que integrará uma tela refletiva ao longo da base do para-brisa nos novos veículos da BMW. Este desenvolvimento é apenas a ponta do iceberg do que a indústria automobilística reserva para o futuro. A Hyundai Mobis também fez sua parte ao exibir um sistema de tela holográfica que cobre todo o para-brisa, um vislumbre de como a tecnologia pode transformar a interação dos motoristas com seus veículos.
Outro aspecto significativo dessa edição da CES foi a ascensão da IA generativa no setor automotivo, um tema que começou a ganhar notoriedade no ano anterior. A BMW aproveitou a feira para anunciar sua nova interface de usuário em colaboração com a Amazon, integrando a tecnologia Alexa em seus novos veículos, permitindo que os motoristas façam comandos mais naturais e extensos por meio da fala. Isso representa um passo em direção a experiências personalizadas dentro do veículo, utilizando modelos avançados de linguagem.
A Verdade Sobre a Micromobilidade e seu Potencial
Embora se tenha discutido amplamente que a micromobilidade teria chegado ao fim, a CES 2025 trouxe diversas inovações nesse segmento. Apesar das dificuldades enfrentadas pelas empresas de scooters e bicicletas elétricas compartilhadas, marcas como Vmax e Aima Technology Group apresentaram novos modelos que claramente indicam um renascimento do interesse e das possibilidades nesse campo. A nova linha de scooters da Vmax e as bicicletas da Aima demonstram que a micromobilidade ainda possui um papel fundamental na transformação da maneira como nos locomovemos.
A CES 2025 não apenas serviu como um vitrine para as tecnologias mais recentes em transportes, mas também destacou a adaptação e inovação de várias empresas em um mercado em rápida evolução. Desde os avanços em veículos autônomos até novos sistemas de assistência ao motorista e o investimento em micromobilidade, as tendências apresentadas na feira oferecem um vislumbre do que esperar nos próximos anos. Se você, leitor, ainda duvida do potencial dessa nova era na mobilidade, saiba que o futuro já chegou e está se desenhando diante de nossos olhos.