A Broadway, sempre um termômetro das artes cênicas, continua a atrair multidões em sua vibrante temporada. Recentemente, dois espetáculos se destacaram não apenas pela qualidade artística, mas também pelas bilheteiras robustas: “Sunset Blvd” e “Romeo+Juliet”. O primeiro, uma adaptação do aclamado musical de Andrew Lloyd Webber, conseguiu arrecadar impressionantes 1,2 milhões de dólares em sua semana de estreia, apesar de contar com um número significativo de ingressos promocionais, especialmente destinados à imprensa antes da tão esperada noite de abertura, que ocorreu no dia 20 de outubro. A procura pelo espetáculo foi evidenciada pela lotação quase completa do St. James Theatre, com os espectadores elogiando a performance de Nicole Scherzinger, embora as críticas em relação à nova abordagem do musical tenham sido variadas.
Mas o sucesso não se restringiu ao “Sunset Blvd”. O aclamado “Romeo+Juliet”, que também recebeu atenção da imprensa na mesma semana, arrecadou 1,06 milhões de dólares em sua primeira semana de apresentações completas, realizando oito shows e, surpreendentemente, desempenhando em uma capacidade superior a 100% no Circle in the Square Theatre. Com uma estreia marcada para o dia 24 de outubro, o elenco, que inclui Kit Connor e Rachel Zegler, promete trazer novas emoções à clássica obra de Shakespeare.
No entanto, a Broadway não é feita apenas de estreias fulgurantes. Após os altos valores arrecadados na semana anterior, o mercado viu alguns shows retornarem a cifras mais tradicionais durante o feriado. “Wicked”, por exemplo, participou do topo da lista com uma bilheteira de 2,2 milhões de dólares, embora tenha registrado uma queda de cerca de 250 mil dólares em relação à semana anterior. “O Rei Leão” também viu suas arrecadações caírem para 2 milhões de dólares, enquanto “Hamilton” trouxe para casa 1,9 milhões de dólares, uma redução de 100 mil dólares em comparação ao período anterior. Por outro lado, “Hell’s Kitchen”, apresentado pela famosa artista Alicia Keys, teve um acréscimo em sua receita, somando 1,55 milhões de dólares, um aumento considerável e bem-vindo de 130 mil dólares comparado à semana anterior.
Outro espetáculo que fez sua marca foi “Cabaret”, estrelado por Adam Lambert e Auli’i Cravalho, que viu suas arrecadações aumentarem em 69 mil dólares, totalizando 1.123.538 dólares e operando a 93% de capacidade. Esta é a segunda semana consecutiva de crescimento nas receitas do “Cabaret”, embora os números ainda estejam abaixo do que eram em um período anterior, com Eddie Redmayne no elenco.
Em uma visão mais ampla, a indústria em geral teve um leve aumento de cerca de 1% em suas bilheteiras na comparação semanal e um crescimento de 5% na audiência, à medida que novos shows foram introduzidos nas prévias. Um exemplo disso é “Maybe Happy Ending”, que traz no elenco Darren Criss e Helen J Shen, que arrecadou 241.825 dólares em apenas cinco prévias no Belasco Theatre, atingindo 81% de capacidade, com estreia agendada para o dia 12 de novembro. Outro novo espetáculo, “Tammy Faye”, que conta com canções de Elton John, viu uma prévia no Palace Theater, preenchendo 90% dos assentos e gerando 167.504 dólares, com a noite de estreia programada para o dia 14 de novembro. Por fim, “A Wonderful World: The Louis Armstrong Musical” teve seu início em sete apresentações no Studio 54, ocupando 84% dos lugares, com a estreia marcada para o dia 11 de novembro.
Portanto, a Broadway parece continuar sua trajetória de sucesso e inovação, ao mesmo tempo em que reforça sua posição como um dos centros culturais mais dinâmicos do mundo. É um espaço onde novas vozes e interpretações clássicas se encontram, criando um espetáculo que cativa e encanta plateias de todos os tipos. Assim, o intrigante universo das artes cênicas permanece pulsante, atraindo tanto os amantes das tradições quanto os que buscam experiências novas no teatro.